Uma ampla parceria entre a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e a Itaipu Binacional vai viabilizar uma série de projetos de compartilhamento e desenvolvimento de softwares. Várias reuniões entre dirigentes e técnicos das duas entidades nos últimos dias foram realizadas para discutir as bases da cooperação.
Recentemente o presidente da Celepar, Vanderlei Iensen, e outros diretores se reuniram em Curitiba com a superintendente de Informática de Itaipu, Marli Portela. “A Itaipu tem sido uma importante parceira da Celepar em várias iniciativas, em especial nas atividades relacionadas ao software livre, que tem propiciado inúmeras soluções ao governo. Se a Celepar já dispõe de sistemas que podem ser utilizados por outros órgãos, tenho certeza que Itaipu tem muito a oferecer para o aprimoramento de nossos processos”, comemorou Iensen.
COLABORAÇÃO - Uma visita dos diretores de Tecnologia da Informação e Administrativo e Financeiro da Celepar, Cláudio Dutra e Ariel da Silveira, respectivamente, às instalações de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no início da semana, definiu outros aspectos da parceria.
De início, estão previstas parcerias nos projetos de dois importantes sistemas desenvolvidos pela Celepar.. O primeiro é a suíte de comunicação Expresso, uma solução de correio eletrônico, catálogo, agenda, gerenciador de fluxo de trabalho e mensageiro instantâneo. O sistema já é utilizado pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e deverá ser estendido para os demais setores da binacional.
O Expresso é um dos principais casos de sucesso da estatal paranaense, desenvolvido inteiramente em software livre com base na tecnologia egroupware. Com mais de 110 mil usuários somente no Governo do Paraná, vários governos estaduais e órgãos federais já aderiram ao projeto que reúne em torno de si quase uma centena de comunidades que atuam no aprimoramento da ferramenta.
“O ‘know-how’ do PTI em desenvolvimento tecnológico certamente vai contribuir para a evolução do Expresso, que já conta com a colaboração do Serpro (o Serviço Federal de Processamento de Dados) que introduziu inúmeras melhorias nessa ferramenta para sua utilização no Governo Federal”, destacou Cláudio Dutra.
CENTRAL DE VIAGENS E LATINOWARE - Outra solução desenvolvida pela Celepar que interessa a Itaipu é o sistema Central de Viagens, de solicitação, acompanhamento, liberação e trâmite de viagens do Poder Executivo. “Essa solução se adapta perfeitamente às necessidades de Itaipu para o controle de transporte aéreo e rodoviário”, acentuou Ariel da Silveira após se reunir com os dirigentes de Itaipu.
Com o PTI os diretores discutiram a instalação de uma unidade avançada da Celepar dentro do Parque Tecnológico, que além da execução dos projetos comuns reforçará a prestação de serviços aos órgãos estaduais que atuam na região do Lago de Itaipu. “Essa nova unidade também ampliará nosso trabalho no interior do Estado e servirá para incrementar o desenvolvimento de novas tecnologias de informação”, resumiu Silveira.
Outro assunto abordado durante o encontro foi a organização da VI Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2009), que acontecerá de 22 a 24 de outubro nas dependências do PTI pelo terceiro ano consecutivo, reunindo especialistas, comunidades e usuários dos programas de código aberto de vários países do Continente. O evento é organizado pela Itaipu, Celepar e Serpro, com o apoio de várias instituições públicas e privadas.