Os principais aspectos dos projetos de desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação baseadas em software livre e a instalação de uma unidade avançada da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) no Parque Técnológico instalado na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, foram discutidos recentemente entre o presidente da Celepar, Vanderlei Iensen, e o diretor técnico da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Nelson de Marco.
Segundo de Marco, além do sistema de comunicação Expresso, desenvolvido pela Celepar e adotado pelo PTI, as duas entidades podem somar esforços para o desenvolvimento de outros projetos que contribuam com desenvolvimento regional, tendo com base os setores tecnológicos e o turismo. Ele lembrou que a principal função do PTI é justamente a busca de alternativas de desenvolvimento para os municípios lindeiros do Lago de Itaipu e da Bacia Paraná III.
A hidrelétrica também mantém um extenso programa de turismo que envolve o aproveitamento de todo um complexo de recursos naturais, histórico e cultural existentes na região ou constituídos a partir da construção da hidrelétrica, com os quais a Celepar poderá contribuir.
Para Vanderlei Iensen a parceria com Itaipu, já formalizada e agora com o PTI, é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para potencializar os programas já desenvolvidos no âmbito das duas entidades. “A instalação de uma unidade da Celepar no PTI, além de auxiliar na manutenção e desenvolvimento do sistema Expresso, já utilizado pela Fundação, terá como foco a soma de esforços dos dois órgãos para o desenvolvimento de soluções que favoreçam os municípios ao redor do Lago de Itaipu”, destacou Iensen.
Celepar e Fundação PTI discutem convênio de cooperação
Além do sistema de comunicação Expresso, desenvolvido pela Celepar, as duas entidades podem somar esforços para a execução de outros projetos que contribuam com desenvolvimento regional
Publicação
18/04/2009 - 11:00
18/04/2009 - 11:00
Editoria