Com uma homenagem aos funcionários que estão completando 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de empresa, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) está comemorando 44 anos de atividades. Na solenidade realizada nesta segunda-feira (24) foram homenageados 84 empregados, que receberam um diploma de reconhecimento e uma fotografia comemorativa.
“O principal capital da Celepar não é o patrimônio físico da Companhia, os prédios, os computadores e softwares. Nosso principal capital é o capital humano”, destacou o presidente da empresa e secretário especial de Assuntos Comunitários, Nizan Pereira.
Na mensagem que enviou a todos os 1.100 funcionários, Nizan enfatizou que a Celepar é hoje uma empresa consciente de seu papel na história da informática pública brasileira e de sua importância para a população paranaense. Ela é a mais antiga empresa estadual de tecnologia de informação e comunicação do país.
A Celepar é a empresa responsável pelo desenvolvimento, manutenção, hospedagem e integração dos sistemas, rede de comunicação, páginas na internet e de toda a organização do ambiente de tecnologia de informação e comunicação do Governo do Paraná. Além disso, ela executa toda a política de inclusão digital e auxilia nos processos de compra de produtos e serviços de informática. Atualmente, a Celepar é reconhecida internacionalmente por sua excelência no desenvolvimento de software livre, os programas de computador de código aberto, cujas principais características são as liberdades de uso, cópia, adaptação e distribuição dos códigos desses programas.
MEMÓRIA - Para resgatar e preservar a história da empresa, foi lançado recentemente o Projeto Memória, que está coletando entre os funcionários e colaboradores fotografias, depoimentos e outros materiais. A idéia é promover nos próximos meses, durante a inauguração do novo prédio, cujas obras estão em de conclusão, uma exposição de fotografia e de outras peças que compõem o acervo histórico da informática paranaense.
Há 35 anos na empresa, o analista Pedro Colodi lembrou que, quando da instalação da primeira impressora na Celepar, a emoção era tão forte que a cada impressão que saía na bandeja da máquina, o impressor da época reagia com o corpo como se este fizesse parte das engrenagens.
No sítio da empresa (www.celepar.pr.gov.br) foi criado um espaço dedicado especialmente a esse projeto, onde são publicados depoimentos, fotografias, crônicas e outros aspectos da história da Companhia.
As comemorações também são alusivas ao 34º aniversário da Fundação Celepar, entidade que se dedica às atividades de recreação, assistência à educação e à saúde dos funcionários. “Em todos esses anos, a Funcel foi o braço social da Celepar”, disse o presidente da entidade Newton Issao Hiromori.