Com doze projetos inscritos, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) bateu neste ano o recorde de inscrições ao 11º Prêmio Conip (Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública) de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos, um dos principais eventos sobre iniciativas inovadoras de modernização da administração pública do país.
Segundo o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira, o Prêmio Conip é uma excelente oportunidade para o Governo do Paraná mostrar os avanços que vem imprimindo na área da tecnologia da informação e comunicação. “O número de projetos inscritos é uma demonstração da capacidade da Celepar em desenvolver soluções de ponta que garantem agilidade, segurança e confiabilidade aos serviços prestados pelo Estado”, observou o secretário.
A Celepar colocou para avaliação iniciativas no campo do desenvolvimento de soluções em software livre, como os sistemas de controles de estoques de medicamentos nas unidades da Secretaria da Saúde, gestão de projetos estratégicos e programação orçamentária, Ouvidoria Pública, Central de Viagens do Governo do Paraná, Portal Governamental Livre e Público e eventos como o Circuito Paraná de Software Livre.
Desde 1998, o Instituto Conip (Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública) premia os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. O Conip é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que tem por objetivo desenvolver e disseminar conhecimento e práticas tecnológicas com ênfase em democracia, cidadania e eficiência do serviço público.
O Instituto estimula novas abordagens na aplicação da tecnologia para gestão pública por meio da oferta de seu acervo de trabalhos e palestras para pesquisa mediante convênios de cooperação, com a coordenação metodológica de uma rede de instituições acadêmicas que avaliam os trabalhos do Prêmio Conip de Excelência.
PROJETOS – Todos os projetos inscritos pela Celepar foram desenvolvidos ou têm relação com o software livre, os programas de computador de código aberto, liberados para uso, cópia, adaptação e distribuição. Entre os projetos inscritos está o Sistema Integrado de Ouvidoria, um canal de comunicação entre o cidadão e os órgãos do Estado, que permite o registro e o acompanhamento das sugestões e reclamações relacionadas aos serviços públicos por parte da população. Os registros são feitos em qualquer órgão estadual que utiliza o sistema web ou pelo telefone.
O Boletim de Ocorrência Unificado (BOU), da Secretaria de Segurança, é outro projeto inscrito. O sistema reúne as ocorrências em uma mesma base de dados e é integrado a outros sistemas de segurança pública, permitindo que os órgãos policiais façam o mapa do crime através de informações processadas geograficamente.
O Paraná foi o primeiro a integrar os registros das policias civil e militar em 2005. Ainda na área de segurança pública, o Sistema de Registro Policial que controla a situação da população carcerária, é outra solução apresentada ao Conip.
Na área da saúde, o Sistema de Controle de Estoques de Medicamentos (Farm) se destaca por ser pioneiro no país e que será utilizado pelo Governo Federal e governos de outros estados. Esse sistema gerencia o fluxo de estoque de medicamentos nas unidades hospitalares da Secretaria da Saúde e auxilia a planejar a gestão de medicamentos dispensados, vencidos ou remanejados.
Na modalidade Inclusão Digital, o Programa Telecentros Paranavegar, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, é outro projeto com grandes possibilidades de ganhar o Prêmio Conip. Com 118 unidades instaladas em todo o Estado, o Programa propicia às populações mais pobre do Estado o acesso à internet e às ferramentas computacionais. Os sítios do Governo do Paraná e dos Diários Oficiais do Estado, da Justiça e da Indústria, Comércio e Serviços disputam na categoria “Transparência Administrativa” e o Circuito Paraná de Software Livre em expansão do conhecimento.
A participação da Celepar inclui ainda os sistemas Plataforma Pinhão Paraná, conjunto de métodos e padrões responsável pelo aumento da produtividade e da qualidade dos sistemas construídos pela estatal paranaense.
A divulgação dos classificados será em 15 de abril e a apresentação dos melhores projetos ocorrerá durante o Congresso de Inovação de Gestão Pública que acontecerá de 2 a 5 de junho em São Paulo.
Celepar bate recorde de inscrições no Prêmio Conip de Informática Pública
Com doze projetos inscritos, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) bateu neste ano o recorde de inscrições ao 11º Prêmio Conip (Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública) de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos
Publicação
19/03/2008 - 18:10
19/03/2008 - 18:10
Editoria