Unir esforços através de parcerias foi a possibilidade que a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior encontrou para viabilizar projetos de desenvolvimento científico e tecnológico no Estado. Esta semana lançou mais cinco projetos com a secretaria de Obras, a Universidade Federal do Paraná e o Cefet-PR com recursos do Fundo Paraná. Os recursos somam no total R$ 2.020.697.
O projeto com a Secretaria de Obras intitulado “Residência para capacitação de recém-formados na área de engenharia e arquitetura pública” é, segundo o secretário Luiz Dernizo Caron, o começo de um trabalho que deve beneficiar não só o Estado mas também alunos e docentes da UFPR e também o mercado que irá receber profissionais habilitados e bem formados na área.
A UFPR deverá escolher, em abril, 60 candidatos formados na área a partir de um processo público de seleção. A Secretaria irá receber os profissionais pelo período de 24 meses atuando na prática – na obra – e na teórica via on-line com a universidade.
O projeto Centro de Biotecnologia Agroindustrial do Paraná – Cenbapar - , no município de Pato Branco tem parceria com o Cefet e a UFPR. Os demais projetos contemplam a Federal do Paraná nos projetos: Biodiversidade, Toxinas e Aplicação Tecnológica, para a aquisição de equipamentos e identificação das toxinas presentes no veneno de animais peçonhentos; Agregando Valor ao Leite Bovino, para a formulação de produtos e ingredientes nutricionalmente equilibrados e o último, Centro de Tecnologia de Leite do Setor de Ciências Agrárias, para a implantação de uma usina de leite.
Cefet-PR, UFPR e Governo do Estado são parceiros na busca de novas tecnologias
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançou mais cinco projetos com recursos do Fundo Paraná, totalizando R$ 2.020.697 em investimentos
Publicação
18/03/2004 - 00:00
18/03/2004 - 00:00
Editoria