Ceasa vai usar sistema em software livre da Ouvidoria


Apresentação do OUV foi feita durante reunião nesta quinta-feira (19), na sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, em Curitiba
Publicação
19/02/2009 - 14:10
Editoria
A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) é mais um órgão do Estado do Paraná que passará a usar o Sistema OUV, um software livre destinado à inclusão, encaminhamento e controle de solicitações. A apresentação do programa foi feita nesta quinta-feira (19), na sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, em Curitiba. O coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, destacou a importância das instituições da administração estadual utilizarem o aplicativo. “O OUV está se tornando um sistema fortalecido do Estado, do serviço público”, disse. Ele lembrou que as secretarias da Saúde e da Educação, o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) e a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar) já adquiriram cópias do software. “Nesta semana, a Universidade Estadual de Londrina assinou o termo de cooperação técnica para a aquisição do programa”, completou. Ele acrescentou que outras entidades, que não fazem parte do Poder Executivo estadual, também têm o software, o que demonstra a qualidade e a eficiência do programa desenvolvido em parceria entre a Secretaria e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Entre elas estão o governo de Santa Catarina; os Tribunais de Contas dos Estados do Paraná e de Santa Catarina; a Câmara de Cascavel; a prefeitura de Almirante Tamandaré, e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop). O ouvidor da Ceasa, Marco Antonio Figueiredo, disse que o OUV vai trazer benefícios aos trabalhos do órgão, responsável pela comercialização de produtos hortigranjeiros e pescados, além de gêneros alimentícios básicos. “Vamos começar a usá-lo em ambiente de teste. Ele vai nos proporcionar mais qualidade no atendimento, além de melhor controle dos contatos, menores custos e mais transparência”, ressaltou. FERRAMENTAS – As características técnicas do Sistema OUV foram detalhadas, durante a reunião, pela gerente de Atendimento da Ouvidoria, Fabiane Mazur Bizi Barbalho; pelo chefe do Núcleo de Informática e Informação do mesmo órgão, Eloi Mendes Lima; pelo coordenador técnico da Celepar, Danillo Bazello, e pela analista da Companhia, Fernanda Köppe. Foi apresentado um passo-a-passo de como incluir as solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias no programa, e encaminhá-los aos órgãos competentes. Além disso, foram abordados a forma de criar cartas que são mandadas para os cidadãos e ouvidores de outras repartições públicas estaduais, e o envio de respostas aos cidadãos. Os servidores também falaram sobre os relatórios estatísticos de registros, que, divididos em diversos tipos de formatação, auxiliam no controle gerencial dos atendimentos e na busca por aperfeiçoamento das atividades em cada órgão, entre outras funções do OUV.

GALERIA DE IMAGENS