A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) é mais um órgão do Estado do Paraná que passará a usar o Sistema OUV, um software livre destinado à inclusão, encaminhamento e controle de solicitações. A apresentação do programa foi feita nesta quinta-feira (19), na sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, em Curitiba.
O coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, destacou a importância das instituições da administração estadual utilizarem o aplicativo. “O OUV está se tornando um sistema fortalecido do Estado, do serviço público”, disse. Ele lembrou que as secretarias da Saúde e da Educação, o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) e a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar) já adquiriram cópias do software. “Nesta semana, a Universidade Estadual de Londrina assinou o termo de cooperação técnica para a aquisição do programa”, completou.
Ele acrescentou que outras entidades, que não fazem parte do Poder Executivo estadual, também têm o software, o que demonstra a qualidade e a eficiência do programa desenvolvido em parceria entre a Secretaria e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Entre elas estão o governo de Santa Catarina; os Tribunais de Contas dos Estados do Paraná e de Santa Catarina; a Câmara de Cascavel; a prefeitura de Almirante Tamandaré, e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop).
O ouvidor da Ceasa, Marco Antonio Figueiredo, disse que o OUV vai trazer benefícios aos trabalhos do órgão, responsável pela comercialização de produtos hortigranjeiros e pescados, além de gêneros alimentícios básicos. “Vamos começar a usá-lo em ambiente de teste. Ele vai nos proporcionar mais qualidade no atendimento, além de melhor controle dos contatos, menores custos e mais transparência”, ressaltou.
FERRAMENTAS – As características técnicas do Sistema OUV foram detalhadas, durante a reunião, pela gerente de Atendimento da Ouvidoria, Fabiane Mazur Bizi Barbalho; pelo chefe do Núcleo de Informática e Informação do mesmo órgão, Eloi Mendes Lima; pelo coordenador técnico da Celepar, Danillo Bazello, e pela analista da Companhia, Fernanda Köppe. Foi apresentado um passo-a-passo de como incluir as solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias no programa, e encaminhá-los aos órgãos competentes.
Além disso, foram abordados a forma de criar cartas que são mandadas para os cidadãos e ouvidores de outras repartições públicas estaduais, e o envio de respostas aos cidadãos. Os servidores também falaram sobre os relatórios estatísticos de registros, que, divididos em diversos tipos de formatação, auxiliam no controle gerencial dos atendimentos e na busca por aperfeiçoamento das atividades em cada órgão, entre outras funções do OUV.
Ceasa vai usar sistema em software livre da Ouvidoria
Apresentação do OUV foi feita durante reunião nesta quinta-feira (19), na sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, em Curitiba
Publicação
19/02/2009 - 14:10
19/02/2009 - 14:10
Editoria