A Ceasa e a Sanepar abrem nesta segunda-feira (23) Curso de Formação de Agentes Socioambientais com Ênfase em Gestão de Resíduos Sólidos. O curso é um compromisso assumido pela Ceasa em audiência pública realizada em janeiro com os Ministérios Públicos do Trabalho e do Meio Ambiente.
O objetivo do curso é melhorar as condições ambientais da Ceasa de Curitiba e implementar o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), que deverá ser cumprido por todos os atacadistas e produtores que trabalham na Central. Os permissionários deverão apresentar planos individuais à Ceasa, que irá juntá-los num plano geral que atenda às determinações do Ministério Público.
O presidente da Ceasa do Paraná, Antonio Comparsi de Mello, explica que a unidade de Curitiba comercializa 58.565 toneladas de hortigranjeiros por dia, em média, e produz 25 toneladas diárias de resíduos — 80% orgânicos. “Já trabvalhamos para reduzir o lixo, com campanhas de combate ao desperdício, o programa de educação ambiental Ceasa Limpa, além de palestras, exposições e distribuição de material educativo. Mas é preciso que cada um faça sua parte”, diz.
O curso vai até sexta-feira, com atividades todos os dias das 9 às 12 horas, no centro de eventos da Ceasa de Curitiba. Participam atacadistas, produtores, membros do Conselho Gestor do PGRS e empresas terceirizadas de segurança, limpeza e portaria. Os instrutores são funcionários da Sanepar, Tecpar, IAP, Ceasa e prefeitura de Curitiba.