A Central de Abastecimento de Maringá homenageia, nesta sexta-feira (19), produtores e atacadistas de hortigranjeiros que se destacaram na Campanha de Combate ao Desperdício, lançada no ano passado. O tema da campanha em 2009 é “Sua Doação Pode salvar Vidas”, destacando que a simples separação do excedente diário da comercialização, que apresente boas condições de consumo, é um ato de solidariedade.
Os produtos doados pelos comerciantes e horticultores são reunidos no Banco de Alimentos, onde passam por um processo de seleção e depois são encaminhados às instituições sociais cadastradas.
Antônio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa do Paraná, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, explicou que as doações ao Banco de Alimentos cresceram 22% em Maringá, resultado da conscientização dos usuários da unidade, separando o que é alimento do que é realmente resíduo.
Além de oferecer reforço nutricional na alimentação de grupos em situação de exclusão social e insegurança alimentar, são volumes que deixaram de ser jogados no meio ambiente, atendendo também aos objetivos do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da empresa. Em um ano, usuários da Central de Maringá repassaram 693.765 quilos de alimentos a 47 entidades sociais cadastradas no programa, que atenderam 12.385 pessoas.
O trabalho é coordenado por um conselho gestor composto por representantes de instituições civis e governamentais nas áreas de segurança alimentar e nutricional, em níveis federal, estadual e municipal.
Serviço: Campanha de Combate ao Desperdício 2009
Data: sexta-feira, dia 19
Horário: 10 horas
Local: Central de Abastecimento de Maringá - Rodovia Pr 317, nº 6330 – Saída para Campo Mourão
Informações: Suely Bertolo - gerente da Ceasa de Maringá
Fone (44) 3266-1147