As Ceasas do Paraná estão se integrando aos programas de recuperação e conservação florestal desenvolvido em conjunto pelas secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura e do Abastecimento. Nesta sexta-feira (23), às 10 horas, na Ceasa Curitiba serão plantadas 300 das 8 mil mudas de árvores destinadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no programa “Mata Ciliar”, referentes às homenagens da Semana da Árvore.
Produtores e atacadistas da empresa foram convidados pela direção da empresa a plantar as mudas na Ceasa. “Estamos rearborizando as Ceasas do Paraná. Solicitamos um estudo do IAP que está nos auxiliando neste trabalho que denominamos de Ceasa Ambiental. Produtores e atacadistas da empresa serão os “padrinhos” deste plantio e nos ajudarão a cuidar desse patrimônio”, diz a diretora presidente das Centrais de Abastecimento do Estado, Jane Elisabeth Karspeski Setenareski.
A Ceasa Curitiba dispõe de uma área 510 mil metros quadrados e tem em sua área a nascente do rio Ponta Grossa, e que ganha agora uma área específica de proteção.
Seguindo orientações do IAP foram recuperadas o solo e feitas as adubações necessárias para o plantio das espécies nativas na Ceasa Curitiba. Entre elas a araucária, aroeira, juqueri, bracatinga e maricá. “Vamos manter um trabalho permanente de ações voltadas ao meio ambiente e os cuidados que devemos ter nesta área”, afirma Jane Elisabeth Setenareski.
Segundo o diretor administrativo da Ceasa Paraná, Edson Carlos Bernardelli, as outras quatro unidades atacadistas da empresa – Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu também terão estudos específicos para o projeto Ceasa Ambiental.
A ação na Ceasa também faz parte do programa “Mata Ciliar”, que pretende plantar 90 milhões de mudas às margens dos principais rios do Estado até 2006. O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, falou sobre a participação dos 399 municípios do Estado à ação de plantio e destacou o trabalho desenvolvido em campo pelos técnicos do IAP e Emater. “Hoje, 300 municípios estão produzindo mudas em viveiros doados pelo Governo e 35 mil agricultores já estão recuperando suas matas ciliares”, disse Pessuti.
O secretário afirma que “a Semana da Árvore servirá também para mostrar que a recomposição das matas ciliares está aliada e beneficiará também outros programas estaduais em prol do meio ambiente, como o de repovoamento de rios e de recolhimento de embalagens de agrotóxico”.
Para o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, “o programa Mata Ciliar, aliado ao manejo do solo, é estratégico economicamente e que a visão de relacionar a preservação ambiental com o aumento da produtividade já está sendo sentida pelos agricultores do Paraná”.
“A mudança de comportamento pode ser considerada uma das nossas maiores vitórias”, enfatizou Cheida.
Ceasa Ambiental terá plantio de oito mil mudas de árvores nativas
Produtores e atacadistas da empresa serão os “padrinhos”das homenagens da Semana da Árvore desenvolvido pelo Governo do Estado
Publicação
22/09/2005 - 16:39
22/09/2005 - 16:39
Editoria