Após a escolha do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como uma das “Novas Sete Maravilhas do Mundo” construídas pelo homem, agora é hora de o Brasil concorrer novamente, dessa vez com as Cataratas do Iguaçu como uma das “Novas Sete Maravilhas da Natureza”. Os mais de 1 milhão de pessoas que visitam anualmente as Cataratas concordam que ali está um dos mais belos cenários do mundo. A Secretaria Estadual de Turismo e a Paraná Turismo, assim como a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, apóiam a campanha para eleger as Cataratas e pedem a todos para votarem no concurso internacional criado pela fundação suíça New Seven Wonders.
“Já contatamos com o Ministério do Turismo e a Embratur para que apóiem a campanha e colaborem para que as Cataratas do Iguaçu sejam uma das sete maravilhas naturais do planeta”, afirma o secretário de Turismo Celso de Souza Caron. Segundo ele, o Paraná só tem a ganhar com este tipo de promoção. “Ganhamos maior visibilidade internacional e todos se beneficiam com uma maior divulgação do Paraná, tanto o setor de turismo como a economia paranaense em geral”, diz.
A eleição das novas sete maravilhas da natureza está dividida em duas etapas. Na primeira, que já começou e vai até 31 de dezembro de 2008, serão selecionadas 21 candidaturas, pelo voto popular. Na segunda fase, que se inicia em janeiro de 2009, as finalistas serão novamente submetidas ao voto dos internautas para escolha das novas sete maravilhas da natureza. Os vencedores serão conhecidas em 2010.
“Assim como aconteceu com a escolha do Cristo Redentor como nova maravilha feita pelo homem, contamos com toda a participação para que as Cataratas do Iguaçu sejam reconhecidamente uma das sete maravilhas naturais do mundo”, afirma Adonai Aires de Arruda, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Paraná.
Entre as 77 candidaturas que lideram momentaneamente a disputa, figuram três destinos brasileiros. Além das Cataratas do Iguaçu, aparecem em destaque a floresta amazônica e o arquipélago de Fernando de Noronha. As Cataratas do Iguaçu, no entanto, largam em vantagem por duas razões. Primeiramente, destacam-se pelo fluxo de visitantes - em 2007, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de um milhão de visitantes. Além disso, as Cataratas situam-se na chamada região da tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai, o que lhe rende eleitores nos três países.
As Cataratas fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo, tombado em 1986 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. O termo Iguaçu na língua guarani, deriva de ygu (“água”, “rio”) e asu ou açu (“grande”), significa literalmente “água grande”.
Formada há aproximadamente 150 milhões de anos, a área das Cataratas tem cerca de 275 quedas d’água, com alturas superiores a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. A Garganta do Diabo é a maior, mais majestosa e impressionante de todas as quedas, com 150 metros de largura e 80 metros de altura. A maioria das quedas d’água fica em território argentino, mas é do lado brasileiro que se obtêm os mais belos panoramas.
Veja como votar:
1) Acesse o site: www.natural7wonders.com
2) Preencha os campos obrigatórios para e-mail e país.
3) Preencha a primeira seqüência de lacunas como indicação abaixo, lembrando que não é necessário votar nos demais indicados:
- Nomination 1 (opção 1): Iguaçu Waterfalls, Argentina/Brazil
- Category (categoria): waterfall
- Country (país): Brazil
Quando concluída a votação, o internauta recebe imediatamente um e-mail com o título “Confirm your New7Wonders of Nature nominee votes”. É preciso clicar no link indicado na mensagem para validar o voto.
A votação pode ser feita também através do site www.votenascataratas.com
Cataratas do Iguaçu concorrem a uma das novas Sete maravilhas do Mundo
Secretaria Estadual de Turismo apóia a campanha para eleger as Cataratas no concurso internacional criado pela fundação suíça New Seven Wonders
Publicação
09/06/2008 - 16:50
09/06/2008 - 16:50
Editoria