Catálogo 2010 prevê 1,9 mil vagas em eventos de capacitação de servidores

11/02/2010 - 18:00

Quase 1,9 mil vagas em 50 eventos – de cursos de curta duração e palestras a turmas de graduação e pós-graduação – é o que prevê, para este ano, a programação do centro de formação e desenvolvimento profissional da Escola de Governo do Paraná. O Catálogo de Cursos 2010 foi lançado nesta quinta-feira (11), em Curitiba, pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. Em seguida, foi ministrada palestra a servidores públicos, pela doutora em Psicologia Gardênia Abbad.
A secretária destacou a programação abrangente estabelecida pelo catálogo. Isso porque, assinalou ela, estão previstos desde cursos que envolvem competências e habilidades técnicas até eventos voltados ao crescimento pessoal do funcionário público – como o concurso cultural “Servir com Arte”. Maria Marta pediu ainda para que os servidores públicos atuem de forma a garantir que investimentos na formação de quadros, iniciados no atual governo sejam perenizados.
“A capacitação deve ser uma política de Estado, permanente, não apenas de uma determinada gestão, de uma determinada 'marca' de governo. Temos que tratar essa questão com seriedade, com senso de 'res-pública', ou seja, da 'coisa pública'”, afirmou. Além disso, alertou a secretária, os programas de capacitação não devem ter “fim em si mesmo”, mas sim estar com o foco voltado para a necessidade de o Estado cada vez mais melhor atender às necessidades do povo.
PALESTRA - A contínua busca por conhecimento deve estar presente na vida dos servidores, observou, em sua palestra, a psicóloga Gardência Abbad. Pesquisadora em Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase em temas como aprendizagem e formação educacional e instituições e empresas, a psicóloga apresentou um panorama das alterações pelas quais passa o mercado de trabalho, em função das inovações tecnológicas, e das mudanças do perfil, das habilidades e das competências exigidas dos trabalhadores – inclusive e sobretudo dos funcionários públicos, enfatizou.
“A tendência é os cargos serem cada vez menos estanques, passarem a ter descrições mais abrangentes. Um gestor público, por exemplo, precisa de ter uma variedade de habilidades e uma amplitude de conhecimentos que ainda não há universidade que forme um. É preciso se capacitar não só para fazer as tarefas, mas para refletir sobre a realidade, mudar a realidade”, transmitiu.
BOX
Em cinco anos, rede ofereceu 1,3 milhão de vagas
A Escola de Governo foi criada na atual gestão, em outubro de 2004. Tem entre as atribuições realizar, por meio de seu centro próprio de formação e desenvolvimento na área de gestão pública (ligado à Secretaria da Administração), programas de qualificação profissional constituídos por cursos, palestras e oficinas com temática relacionada às “áreas-meio” do Estado (administração pública, orçamento, finanças, jurídico e afins). Há, inclusive, oferta de cursos de nível superior e de pós-graduação (especializações e mestrado).
Com os centro de formação das secretarias e autarquias, a Escola de Governo promove cursos de capacitação voltados às áreas finalísticas do Estado – educação, saúde, segurança pública, sistema penitenciário, fomento ao desenvolvimento econômico e social, entre outras. A Escola de Governo também mantém parcerias com outras esferas de poder e organizações governamentais municipais, da União e de outros Estados.
Nos cinco primeiros anos de atuação, a rede “Escola de Governo” (seu centro próprio e os dos demais órgãos do Executivo) realizou quase 5,5 mil eventos de capacitação de servidores. Nesses eventos, cerca de 1,3 milhão de vagas foram preenchidas. É como se, nesse período, cada um dos servidores tivesse participado de oito eventos – portanto, de mais de um por ano, em média.
MAIS INFORMAÇÕES
- Sobre a Escola de Governo: www.escoladegoverno.pr.gov.br