Castro recebe exposição “Paraná: Caminhos da História e da Arte”

Mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer a história do Estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte que representam a produção artística paranaense.
07/07/2009 - 13:45
A cidade de Castro, nos Campos Gerais, vai receber a partir desta quinta-feira (9) a exposição itinerante “Paraná: Caminhos da História e da Arte”, organizada pela Secretaria da Cultura em parceria com a Junta Comercial do Paraná. A exemplo do projeto “Mostra Regional de Artes Visuais”, essa exposição vai atender as 18 regionais de cultura do Estado até 2010. Em Castro, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer a história do Estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte que representam a história e a produção artística paranaense. A abertura ocorre às 20 horas na Casa da Praça (rua Santana do Iapó, 10 – Centro). A mostra segue até 09 de agosto com entrada franca. Nesta nova fase o projeto “Paraná: Caminhos da história e da Arte” dividiu-se da seguinte forma: “História da Ocupação do Território Paranaense”, que expõe a história indígena do Paraná, por meio de objetos resgatados em sítios arqueológicos, passando pelos primeiros imigrantes europeus até os anos 60, quando o Paraná recebeu uma onda povoadora de migrantes provenientes do Rio Grande do Sul. Em um outro momento, será apresentada a mostra “Caminhos da Arte”, na qual o público poderá conhecer os diferentes momentos das artes plásticas paranaenses. Desde os primórdios, na primeira metade do século XIX, até os primeiros anos do século XXI. Nesta parte da exposição, serão exibidas obras originais de grandes artistas paranaenses como Alfredo Andersen, João Turin, Maria Amélia D’ Assumpção, Theodoro De Bona e Guido Viaro. A secretária de Cultura, Vera Mussi, adianta que essa exposição tem cunho didático e busca divulgar, promover e valorizar o patrimônio cultural do Estado. “Esta nova etapa do projeto vem dar continuidade a itinerância, levando a outras cidades e novos públicos este conhecimento e possibilitando-se o acesso à história e ao desenvolvimento cultural do Paraná”. Na mostra, estão em exibição objetos, documentos, obras de arte originais, bem como peças do acervo de museus da Secretaria. Espaços como os museus Paranaense, Alfredo Andersen, Imagem e do Som, Arte Contemporânea e Casa João Turin são alguns dos que participam desta coletânea de obras paranaenses. SEMINÁRIO - No dia da abertura, das 8h30 até 17h30, acontece no Teatro Bento Mossurunga (rua Manoel Ribas, 43, Centro), o Seminário da Cultura Paranaense – uma atividade complementar a exposição que tem por objetivo apresentar, discutir, interagir e trocar informações sobre os diversos aspectos culturais do Estado. Durante um dia, professores e historiadores vão abordar diversos assuntos, principalmente, como se deu a formação da região onde acontece o seminário. As inscrições são gratuitas e todos os participantes receberão certificados emitidos pela Faculdade de Arte do Paraná (FAP). Na manhã serão abordados os temas “A Breve História do Paraná e sua Formação Étnica” e “As Artes Plásticas do Paraná". Já à tarde, além de outras oficinas, acontece também o show/palestra sobre a história da música paranaense com os músicos e pesquisadores Lydio Roberto e Mara Fontoura. No programa que conciliar repertório erudito com o popular: Brasílio Itiberê, Bento Mossurunga, Padre Penalva, Lápis entre outros. Causos, lendas e histórias paranaenses também serão tema de uma oficina a ser conduzida por Richard Rebello. Ocorrerá ainda a exibição de dois curtas metragens produzidos pela secretaria de Cultura: “As muitas faces de um só Paraná” e “Assim nasce a Cultura”. Serviço: “Paraná – Caminhos da História e da Arte”, em Castro. Abertura: quinta-feira (9) às 20 h na Casa da Praça (rua Santana no Iapó, 10, Centro - Castro). Horário: terça à sexta-feira das 9h às 11h30 e das 13h às 17h Fins de semana e feriados das 13h às 17h A mostra é franca e acontece até 9 de agosto. O seminário acontece na quinta-feira (9), às 8h30, no Teatro Bento Mossurunga (Rua Manoel Ribas, 43, Centro) e a inscrição é gratuita.