Cascavel entra no quinto dia de competição da fase final dos 51.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), nesta quarta-feira (24), liderando a classificação geral e sem risco de perder a posição com o encerramento de mais uma modalidade: a ginástica rítmica. Nesse esporte, Toledo deverá ser campeão, e Cascavel brigará com Maringá pela segunda colocação. “A disputa pelo título entre Cascavel e Maringá está muito interessante”, acompanha o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
A fase final dos 51.º Jap’s acontece em Cascavel. Com quatro modalidades encerradas (atletismo, natação, taekwondo e tênis), Cascavel tem 143 pontos contra 110 de Maringá, melhorando em relação à primeira parcial, antes da definição do tênis, quando a vantagem era de 104 a 78 pontos. No tênis, Cascavel foi campeão no feminino e vice no masculino, enquanto Maringá, ficou em terceiro lugar nas duas categorias.
Depois da ginástica rítmica, a próxima modalidade a terminar será o ciclismo, nesta quinta-feira (25). Até agora, com cinco provas encerradas (marathon, pista, cross country e estrada), a disputa está equilibrada com Ponta Grossa e Guarapuava dividindo os primeiros lugares. As demais modalidades, incluindo as coletivas, vão até sexta-feira (26) e sábado (27), último dia da disputa. O judô só começa nesta quinta-feira (25).
No xadrez, outra modalidade individual em andamento, Cascavel está bem representada por dois grande-mestres internacionais, o curitibano Jaime Sonye Neto e o argentino Carlos Horácio Garcia Palermo, além do maringaense Jomar Egoroff, com vários títulos estadual e nacional. Nas coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei), no masculino ou feminino, ou nas duas, Cascavel e Maringá estão brigando pelas melhores posições.
Participam da final dos Jogos Abertos do Paraná 110 municípios, com 568 equipes e mais de 6 mil atletas. Foz do Iguaçu, o atual campeão, não repete a campanha do ano passado, pois optou pela renovação de suas equipes. Na luta pela terceira posição estão Ponta Grossa e, com menos chances, Campo Mourão e Foz.
As modalidades em disputa são: atletismo, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futevôlei, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, além do futevôlei. As exceções do futebol e futevôlei, apenas no masculino, e ginástica, no feminino, as demais são para os dois sexos. O futevôlei não soma pontos para a classificação, já que entrou apenas como exibição.
Classificação geral (2.ª parcial)
(municípios com mais de 1 ponto)
1.º - Cascavel – 143 pontos
2.º - Maringá – 110
3.º - Ponta Grossa – 108
4.º - Foz do Iguaçu – 80
5.º - Paranavaí – 65
6.º - Campo Mourão – 63
7.º - Colombo – 56
8.º - Toledo – 36
9.º - Matelândia – 32
10.º - Pato Branco – 31
11.º - São José dos Pinhais – 28
12.º - Palotina – 21
130.º - Cambé – 21
14.º - Marechal Cândido Rondon – 20
15.º - Paranaguá – 19
16.º - Francisco Beltrão – 17
17.º - Araucária – 14
18.º - Umuarama – 12
19.º - Rolândia –11
20.º - Mandaguari – 11
21.º - São Carlos do Ivaí – 7
22.º - Guarapuava – 6
23.º - Ampére– 4
24.º - Tamboara – 2
Modalidades
(quatro encerradas)
Atletismo
Feminino
1.º - Paranavaí
2.º - Cascavel
3.º - Campo Mourão
Masculino
1.º - Cascavel
2.º - Maringá
3.º - Paranavaí
Natação
Feminino
1.º - Cascavel
2.º - Ponta Grossa
3.º - Colombo
Masculino
1.º - Cascavel
2.º - Maringá
3.º - Colombo
Taekwondo
Feminino
1.º - Ponta Grossa
2.º - Cascavel
3.º - Pato Branco
Masculino
1.º - Cascavel
2.º - Maringá
3.º - Francisco Beltrão
Tênis
Feminino
1.º - Cascavel
2.º - Ponta Grossa
3.º - Maringá
Masculino
1.º - Ponta Grossa
2.º - Cascavel
3.º - Maringá