Será aberta nesta sexta-feira (15), às 19h, mais uma etapa regional do Circuito Paraná de Software Livre 2008. Promovido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em parceria com a Unioeste, prefeitura e as Secretarias de Assuntos Estratégicos (Seae) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o evento é dirigido a estudantes, professores, profissionais de tecnologia da informação, setores de governo, funcionários públicos e usuários em geral. O objetivo é promover a troca de experiências sobre o uso e desenvolvimento de programas de código aberto e mostrar as possibilidades de trabalhos cooperados no uso e desenvolvimento de software livre.
Para o professor Selmo José Bonatto, coordenador da etapa de Cascavel, o Circuito é de extrema importância para a Universidade, uma vez que a instituição é responsável pela disseminação do conhecimento na área de novas tecnologias. “Além de oferecer cursos de graduação na área de informática nos campi de Cascavel e Foz do Iguaçu e contar com um quadro de profissionais altamente qualificado, a Unioeste utiliza 100% de programas baseados em software livre nas atividades relacionadas à tecnologia da informação e comunicação”, ressalta Bonatto. A economia obtida com o não-pagamento de licenças de uso é aplicada em outras obras e na melhoria do parque de máquinas.
PALESTRAS E OFICINAS – Depois da solenidade de abertura, no auditório da Unioeste (rua Universitária, 1919 - Jardim Universitário), com a presença de autoridades, o coordenador de software livre da Celepar, Fabiano Mormul, fará palestra sobre a implantação dos programas de código aberto na administração pública do Estado.
O Circuito prossegue durante todo o sábado (16), a partir das 9h, na própria Unioeste, com a realização de palestras, oficinas e o Festival de Instalação de Programas, o Install Fest. Pela manhã, acontecerão as seguintes palestras: Telefonia IP e Redes Convergentes; Debian (Distribuição Linux para computadores de mesa e servidores); ODF (OpenDocumentFormat): a importância do padrão aberto; Expresso (correio eletrônico, catálogo, agenda e gerenciador de tarefas); multiterminal Linux; Joomla (aplicativo de gestão de conteúdo na Unioeste); Introdução ao Ruby on Rails e métodos ágeis e sua relação com o software livre.
As palestras continuam no sábado à tarde com os seguintes temas: migração para software livre; Datacenter Celepar: como manter a disponibilidade; segurança em software livre; desenvolvimento de sistemas utilizando software livre (case Saúde); Plataforma de Desenvolvimento de Sistemas Pinhão Paraná (framework); acessibilidade no Linux; Ubuntu Studio e o software livre e a Kula Webradio Universitária.
Os interessados também podem participar, no sábado, das oficinas oferecidas pelo Circuito: Xoops (eXtensible Object Oriented Portal Systems): produtividade em geração de portais; ensino à distância com utilização da ferramenta Moodle; BrOffice (editor de textos, planilhas, apresentações e desenhos) e GIMP (editor de imagens).
A instalação de software livre será feita gratuitamente por técnicos da Celepar durante todo o sábado. O interessados devem levar seus laptops ou gabinetes atá o local do evento. Aplicativos livres também podem ser instalados nos computadores, independente do sistema operacional, desde que observada a compatibilidade do aplicativo com o sistema.
Cascavel é sede de nova etapa do Circuito de Software Livre
O objetivo do encontro, a ser aberto nesta sexta-feira (15) à noite, é promover a troca de experiências sobre o uso e desenvolvimento de programas de código aberto
Publicação
14/08/2008 - 17:45
14/08/2008 - 17:45
Editoria