A primeira etapa do ciclismo nos Jogos da Juventude do Paraná foi disputada na manhã deste sábado (15). O circuito montado na Avenida Heitor Furtado, com 4 km de extensão, teve vitória cascavelense, no feminino, e londrinense, no masculino. Taís Camila Farias e Valmir Bitar Junior venceram suas provas. Neste sábado (15) começaram as competições de atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, handebol, taekwondo, tênis, vôlei de praia e xadrez. No total 6.296 atletas disputam 16 modalidades, representando 634 equipes de 104 municípios.
A etapa feminina do ciclismo foi disputada com o pelotão compacto até a última rotatória. Na hora da definição, a cascavelense Taís Camila Farias arrancou para a vitória abrindo vantagem nos últimos 500 metros. Atual líder do ranking estadual da categoria juvenil nas provas de contra-relógio, Taís se mostrou surpresa com o ouro. “Na verdade não esperava, mas estou muito feliz porque é a minha primeira medalha em jogos”, disse.
A prova masculina teve dois pontos importantes. Primeiro, o vento contra em mais da metade do circuito, o que fez com que a velocidade média da prova ficasse perto dos 43 km/h. O segundo foi a chegada do atleta de Paranavaí, Raoni Leonardo. Ele estava no primeiro pelotão e ao se preparar para a arrancada após a última curva, teve o câmbio quebrado. A solução foi completar a prova carregando a bicicleta por mais de 600 metros.
Aplaudido pelo público que acompanhou a prova, Raoni cruzou a linha de chegada em último lugar. “O importante é completar, ainda mais correndo em casa”, afirmou. A prova foi vencida no sprint final pelo londrinense Valmir Bitar Junior, seguido de perto pelos pontagrossenses Felipe Tomacheski e Fernando Morais. Neste domingo (16) acontece a prova de Contra-Relógio Individual, na rodovia que liga Paranavaí ao distrito de Graciosa, a partir das 9 horas.
Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa estão com as maiores delegações na fase final dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em Paranavaí, onde mais 99 municípios estão representados. Na solenidade de abertura, na noite de sexta-feira (14) no Estádio Waldomiro Wagner, a maior delegação a desfilar, entretanto, foi a de Paranavaí, com 277 atletas recebidos com muitos aplausos e fogos de artifícios. As cinco maiores delegações são as de Curitiba, com 434 atletas; Londrina, com 421; Maringá, com 360; Cascavel, 319 e Ponta Grossa, com 313.
O total de atletas confirmados nas 16 modalidades em disputa é de 6.296, representando 634 equipes de 104 municípios. “É um marco histórico. É a maior disputa dos Jogos da Juventude. Contribuíram para isso a decisão do governador Roberto Requião de pagar toda a alimentação das delegações e também algumas modificações no regulamento, como a que permitiu inscrever atletas convidados de outros municípios”, afirma o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
No discurso na abertura dos Jogos, Gomyde lembrou a importância dos Jogos Colegiais na formação dos atletas. “É neles que os atletas dão o primeiro passo. O Paraná é um grande celeiro de atletas. Temos certeza de que vários dos que estão participando desses jogos estarão nos orgulhando futuramente em grandes competições, como em mundiais, pan-americanos e até em olimpíadas”, disse Gomyde.
Coube ao prefeito de Paranavaí, Maurício Yamakawa, dar as boas vindas aos atletas e declarar aberta a 21.ª Edição dos Jogos da Juventude do Paraná. “Saudando Paranavaí, a região Noroeste e a brava gente do Paraná, desejo sucesso aos competidores de todas as cidades, além de uma boa estada a todos os visitantes”, disse.
Curitiba, Londrina, Maringá e Campo Mourão disputam todas as modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Com exceção do futebol (só homens) e ginástica (só mulheres), as demais são no masculino e feminino.
As disputas começaram na quinta-feira (13), com a ginástica rítmica. Neste sábado (15) começaram as competições de atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, handebol, taekwondo, tênis, vôlei de praia e xadrez. O tênis de mesa tem início na segunda-feira. O judô começa na quarta-feira e por último o karatê e natação, na sexta-feira (21).
As provas de atletismo, que terminam neste domingo, foram transferidas para Maringá, na pista sintética da Universidade Estadual (UEM). A recém inaugurada pista da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, ainda não está com o piso bem compactado, o que poderia atrapalhar o rendimento dos atletas.