As 7,3 mil moradias que a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) está construindo no Estado estão gerando 12,7 mil empregos nos 202 municípios em que se localizam – desses, 4,2 mil são vagas diretas e 8,5 mil indiretas. No ano passado a companhia entregou 4,7 mil casas em 119 empreendimentos, que criaram perto de 7 mil empregos – 2 mil diretos e 5 mil indiretos.
O diretor de Obras da Cohapar, Eduardo Quezada, lembrou que nenhuma outra atividade da economia é capaz de criar tantos empregos como o setor construtivo. “Ao mesmo tempo que estamos atendendo as necessidades habitacionais das famílias paranaenses também contribuímos para a geração de novos postos de trabalho”, analisou.
A geração de empregos através de investimentos em obras públicas é indispensável durante o momento de crise econômica, segundo o presidente da Cohapar, Rafael Greca. “No final de 2008, o governador Requião enfatizou que o investimento em obras públicas melhora a vida das pessoas, cria as bases para o progresso e ainda garante dezenas de milhares de empregos, movimentando a economia. Isso é fundamental na crise”, afirmou Greca.
“As obras da Cohapar, além de resgatar a dignidade de famílias carentes com a conquista da casa própria, geram empregos com suas obras. Nesse momento econômico pelo qual o mundo passa, isto é questão de ordem”, frisou o presidente da Cohapar.
Nesse ano, ainda serão gerados mais empregos com o resgate de cerca de 12.500 famílias que moram em áreas de risco. As obras são previstas em projetos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) desenvolvidos pela Cohapar em parceria com outros órgãos do Governo do Estado. O realocamento dessa população ainda protegerá as áreas de mananciais da região metropolitana de Curitiba, que abastecem 80% da capital.
A ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff defendeu, durante uma teleconferência com a Cohapar em 22 de janeiro, o PAC da Habitação e do Saneamento como saída para a crise. “Ao fazer obras de moradias e saneamento, que incidem sobre a qualidade de vida e na própria distribuição de renda, temos um resultado muito importante que é a resistência à crise. Impedimos que ela nos acerte mais do que deve e asseguramos que nosso país tenha a desaceleração menor possível”, disse.
PRODUÇÃO COHAPAR - A Cohapar atenderá, entre 2003 a 2010, um total de 180 mil pessoas. Já foram entregues 22.569 casas e mais 19.500 lotes estão em regularização pela Companhia para atender pessoas com a menor renda. No total, entre casas e lotes, serão mais de 44 mil famílias atendidas.
Casas em construção da Cohapar geram 12,7 mil empregos
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) está coordenando a construção de 7,2 mil moradias em 202 municípios do Estado, essas obras geram 4,2 mil vagas diretas e 8,5 mil indiretas
Publicação
02/02/2009 - 12:20
02/02/2009 - 12:20
Editoria