Uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Estado da Educação já resultou, desde 2004, na construção de 378 moradias do programa Casa do Zelador, além de outras 48 que estão em construção em diversos municípios do Paraná. No total, o governo aplicou nesse projeto mais de R$ 8,3 milhões.
Para o presidente da Cohapar, Rafael Greca, o programa cumpre dois papéis fundamentais: o de proporcionar moradias dignas para os zeladores das escolas e o de oferecer segurança à comunidade escolar. “É uma idéia inteligente, pois enquanto não chega o sonhado tempo em que a escola não precise de guarda e possa ter para sempre os portões abertos, estamos cuidando do patrimônio de todos os que ali foram e ainda serão educados”, explicou Greca.
O primeiro convênio para a construção das casas foi assinado em outubro de 2003, com vigência prorrogada para 2008, com o compromisso de, inicialmente, a Cohapar construir as 378 unidades. Esse número, entretanto, foi ampliado em mais 48 unidades, conforme Termo Aditivo feito em dezembro de 2006.
As moradias do zelador seguem os padrões arquitetônicos desenvolvidos pela Cohapar, para casas com 52 metros quadrados, sendo três quartos, sala, cozinha, banheiro, área para lavanderia e varanda. São de alvenaria, com forro e telhas de cerâmica, localizadas nas dependências das escolas da rede estadual de ensino. As casas contemplam cinco opções de projetos arquitetônicos.
O projeto ainda prevê a instalação de um ponto telefônico e alarme integrados ao sistema das escolas. Para que as moradias do Casa do Zelador se tornassem viáveis, alguns fatores para a execução dos projetos são considerados, como a construção em local estratégico. “As casas devem ficar em áreas que permitam uma visibilidade ampla da escola, uma vez que um dos objetivos do programa é protegê-la do vandalismo”, destacou o presidente da Cohapar.
De acordo com Greca, na primeira etapa do programa foram escolhidas as escolas que apresentavam os maiores índices de violência. “É um programa importante que, ao lado da Patrulha Escolar, vai significar a médio prazo uma redução nos índices da criminalidade. Com as casas estamos dando mais segurança aos alunos, professores, funcionários e à comunidade vizinha às escolas. Com isso, cumprimos mais um compromisso do governo", garantiu Greca.
Casas do Zelador recebem R$ 8,3 milhões e geram segurança em comunidades escolares
Programa do governo do Paraná já garantiu a construção de 378 moradias, além de outras 48 que estão em construção em diversos municípios do Paraná
Publicação
30/04/2008 - 18:20
30/04/2008 - 18:20
Editoria