Carta de Porto União pede reativação de ferrovia e apoia criação da Ferrosul

Reativação da Ferrovia do Contestado, entre os municípios de Mafra (SC) e Marcelino Ramos (RS), passando por Porto União, cidade geminada com União da Vitória (PR), contempla um trecho de 613 quilômetros
09/11/2009 - 17:30
Os participantes da reunião de trabalho pela reativação da Ferrovia do Contestado, encontro promovido pela Frente Parlamentar das Ferrovias, na sexta-feira (6), em Porto União (SC), com a presença da Ferroeste, defenderam a criação da Ferrosul na Carta de Porto União: “Apoiamos a criação da Ferrosul, a exemplo do BRDE, com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de interligar o Sul com a Ferrovia Norte-Sul e com os demais países da América do Sul”, diz o documento. A reativação da Ferrovia do Contestado, entre os municípios de Mafra (SC) e Marcelino Ramos (RS), passando por Porto União, cidade geminada com União da Vitória (PR), contempla um trecho de 613 quilômetros. A estrada de ferro está desativada desde o final da década de 1990, logo em seguida à privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Lideranças políticas e empresariais catarinenses e paranaenses lotaram o auditório da Universidade do Contestado, com a participação de oito deputados estaduais e federais, 20 prefeitos e vice-prefeitos, 20 vereadores, associações de municípios e várias entidades do setor produtivo e turístico. O Coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado estadual Pedro Uczai (PT) destacou a participação da Ferroeste no evento. PREFEITO Segundo o prefeito de Porto União, Renato Stasiak, a “participação dos dois estados (PR e SC) demonstra a importância da Ferrovia do Contestado para a região”. Satsiak disse que espera que a reunião “seja o início da retomada deste importante instrumento de desenvolvimento” para a região. O encontro aconteceu no auditório da Universidade do Contestado e teve representação da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Ampla Norte), Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), por Santa Catarina, e também da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Ansulpar).