Carta de Coronel Vivida apoia construção de ramal da Ferroeste

13/10/2009 - 19:07
A Prefeitura de Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, em conjunto com lideranças políticas e empresariais, divulgou nesta terça-feira (13) a ¨Carta de Coronel Vivida¨, documento que apoia a construção do ramal da Ferroeste que ligará o Paraná, pelas regiões do Cantuquiriguaçu e Sudoeste do Estado, a Chapecó, no Oeste catarinense. ¨A ferrovia é um processo de integração e desenvolvimento natural, principalmente, para uma região como o Sudoeste, que foi muitas vezes esquecida¨, justifica o prefeito Fernando Aurélio Gugik. Segundo ele, a região sofre com a carência de investimentos de infraestrutura, o que onera os insumos, adubos e combustíveis, diminuindo a lucratividade do carro-chefe da economia regional, a agropecuária. ¨As entidades e lideranças que participaram de nossa reunião (dia 10) querem incentivar o esforço da Ferroeste para que esse trabalho seja coroado de êxito¨. Valmor Stedile, membro da direção estadual do PDT, entende que o projeto da Ferroeste deve ser incorporado por todas as lideranças políticas. ¨Não podemos deixar que a questão eleitoral contagie um tema de tamanha grandeza¨, adverte. ¨ O importante é que as lideranças políticas considerem o interesse comum a todos os paranaenses¨. Stedile acrescentou que a luta para tornar a Ferroeste a grande ferrovia do Sul, com a integração de quatro Estados e o Paraguai, é uma bandeira de toda a região. CARTA - ¨A construção da ferrovia com passagem pela área central do Sudoeste do Paraná¨, diz a Carta de Coronel Vivida, ¨é uma necessidade primária e uma aspiração das lideranças locais, visto que uma obra deste porte e sua função potencializará e irá alavancar o desenvolvimento de toda a região, ainda mais que irá interligar com o Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul¨. De acordo com o texto, ¨a ferrovia vai aumentar a movimentação da produção de grãos, aves e suínos em toda a região¨. O documento ainda enaltece o ¨trabalho desempenhado pelo diretor-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes¨ e apóia a construção da ferrovia com recursos públicos. Estavam presentes no encontro com a Ferroeste, os prefeitos de Chopinzinho, Vanderlei Crestani e de Coronel Domingos Soares, Mauro Correia de Almeida, além do vice-prefeito de Pato Branco, Daniel Catani.