O encerramento da Capacitação de Enfrentamento do Trabalho Infantil no Paraná aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), em Curitiba. Ao todo, cerca do 200 pessoas participaram do evento, que envolveu palestras e grupos de trabalho. Uma comissão estadual, formada com representantes de todas as regiões do Paraná, foi criada para organizar o próximo encontro sobre o tema, previsto para abril.
De acordo com uma das coordenadoras do evento, Regina Bley, a participação das quatro macrorregiões (Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu) na comissão deve multiplicar a sensibilização em torno do trabalho infantil, gerada durante a capacitação.
“Essa comissão tem o objetivo de preparar o próximo encontro, discutir e multiplicar nas suas áreas de abrangência, ações e discussões em torno do trabalho infantil. Esse é um dos primeiros grandes objetivos dessa comissão estadual”, conta.
A comissão reúne técnicos das áreas de saúde, educação, criança e juventude, trabalho e assistência social e sistema de garantia de direitos. Para Regina, a articulação de todas essas áreas tem grande importância no enfrentamento do trabalho infantil.
“Isso já é um grande desafio. Dificilmente se consegue reunir todas essas áreas estratégicas”, conta Regina. “Já avançamos no sentido de, além de fazer a sensibilização, criar a comissão. No desdobramento, queremos criá-la oficialmente”, diz.
Para a coordenadora, os resultados da capacitação foram positivos. “Trouxemos o tema para o debate, mas não ficamos só na discussão”, diz Regina. “Estamos conseguindo uma continuidade também em termos de ação contra o trabalho infantil no Paraná”.