Será realizado neste fim de semana, sábado e domingo, em Guaratuba, o Campeonato de Pesca Esportiva do Paraná, promovido pela Liga Paranaense de Pesca Esportiva. Durante o evento, que conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), será divulgada a nova resolução que foi definida com o apoio das federações de pesca esportiva e pescadores profissionais.
A resolução, assinada no começo desse ano, restringe a pesca do robalo nas águas do Estado. Isso se deve a constante diminuição da espécie e a sua importância para o meio aquático e para os pescadores.
“A intenção é coibir a pesca predatória no Litoral e orientar pescadores amadores e profissionais sobre as normas para a pesca de robalos das espécies robalo-flecha e robalo-peva”, conta o secretário Rasca Rodrigues. “É uma parceira que irá garantir definitivamente a preservação das espécies de peixe nas baías e rios do Estado”, explica o secretário.
Segundo ele, um exemplo da parceria é o Iate Clube de Guaratuba que não permite o manuseio de peixes fora do tamanho permitido por lei em suas imediações. O tamanho dos peixes que podem ser capturados também foi alterado na resolução. Agora, o tamanho do peixe capturado pela pesca esportiva amadora e pesca subaquática em apneia pode variar de 40 a 50 centímetros. Por isso, também serão distribuídas para os pescadores réguas para a medição de peixes.
Segundo um dos organizadores do evento, Gustavo Todeschini, a parceria com a Secretaria é importante porque tanto o pescador esportivo como o profissional depende da quantidade de vida dos animais na Baía.
Gustavo explica que, além de atingir todas as idades, o esporte só valoriza e conta ponto para aqueles que pescam peixes que estejam em condições para voltar para água. “A regra do campeonato é: só vale peixe vivo”, destaca.
“O pescador não mata o animal. Isso serve para mostrar para todos que irão acompanhar o campeonato que existe como se divertir pescando e soltando o peixe, um dos grandes prazeres da pesca”, conta.
Além de trazer a preservação ambiental em discussão, o campeonato também alavanca o turismo e a economia local, como declara Roald Andretta, consultor de pesca. “Também ajuda os ribeirinhos que, conhecendo a região muito bem, podem vender o seu conhecimento como um guia de pesca”.
No dia 18 de julho, acontece uma outra etapa que recebe o apoio da Sema: o VI Campeonato Sul Brasileiro de Pesca ao Robalo no Iate Clube de Guaratuba
ROBALO - Uma campanha foi criada especialmente pela Sema e Governo do Estado para divulgar a resolução 060/09, referente à pesca de robalo no litoral. O material também traz informações sobre os crimes ambientais subaquáticos e o valor da suas multas.
“O robalo e seus amigos avisam: pesca irregular é a maior roubada”. A frase foi criada com o apoio das comunidades pesqueiras, pescadores esportivos e o Iate Clube de Guaratuba para orientar pescadores amadores e profissionais, sobre as normas para a pesca de robalos das espécies robalo-flecha e robalo-peva.
Os panfletos da campanha “Robalo e seus Amigos” distribuídos nas praias são um guia para os amantes da pesca. O material traz informações sobre os crimes ambientais subaquáticos e o valor da suas multas. Durante o inverno e parte da primavera, a melhor lua para pescaria é a minguante, seguida da nova.
Além disso, outros fatores - como temperatura da água, horário da pescaria, pressão atmosférica, técnica de pescaria e do pescador, fome do peixe, isca usada e equipamento adequado - podem influenciar nos resultados da pesca.
Campeonato de pesca esportiva em Guaratuba alerta sobre robalo
Na disputa neste fim de semana será divulgada a resolução que restringe a pesca do robalo, peixe em diminuição na orla paranaense
Publicação
26/06/2009 - 18:09
26/06/2009 - 18:09
Editoria