Os campeões dos 55.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), disputados em julho em Curitiba, estão com inscrições garantidas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. A informação é do presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, que participou semana passada, em São Paulo, de mais uma rodada de negociação para patrocínio do transporte.
As Olimpíadas Escolares de 2008 serão disputadas em dois períodos: para os alunos de 12 a 14 anos, de 18 a 28 de setembro, em Poços de Caldas (MG), e para os de 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB), entre os dias 6 e 16 de novembro. Nas duas faixas etárias estarão em disputa nove modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
“Foi uma vitória dos Estados, que se uniram para reivindicar ajuda financeira no transporte das delegações. O Comitê Olímpico Brasileiro queria fazer valer uma decisão de 2004, em que o subsídio seria regressivo até acabar em 2008. Mostramos que já temos altos custos na organização das competições e, em parte, fomos atendidos. Conseguimos 25% do custo, como no ano passado, mas continuaremos lutando pelos 100%”, afirma Marco Aurélio.
Participaram do movimento reivindicatório o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Desses, só Amapá e Rio Grande do Sul decidiram manter a posição de não participar. Assim, a competição deste ano, a quarta edição, terá 24 Estados e mais o Distrito Federal – Paraná, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
INVESTIMENTO – Segundo Marco Aurélio, a participação do Paraná só será possível porque o Governo do Estado havia licitado o valor total para o transporte, independente do desfecho da negociação. “Como teremos que viajar já este mês, e o repasse de 25% não estava previsto pelo Ministério do Esporte, vamos custear os 100% do transporte agora e depois seremos ressarcidos”, explica o dirigente.
Marco Aurélio acrescentou que o Governo Requião gastou este ano R$ 6 milhões nas fases regional, macrorregional e na final dos Jogos Colegiais do Paraná, que apontaram os vencedores para as Olimpíadas Escolares. “Nunca em toda a história do Paraná foi investido tanto nos jogos colegiais. Pagamos a alimentação, transporte, material esportivo, taxas de arbitragens, premiação e outras despesas”, disse.
Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares proporcionam um novo padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O papel do professor de Educação Física também é destacado no evento, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país.
As Olimpíadas Escolares 2008 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das prefeituras de Poços de Caldas (MG) e de João Pessoa (PB).
“As Olimpíadas Escolares representam mais que um evento anual estabelecido. A cada edição, temos o prazer de presenciar o surgimento de novos talentos do esporte brasileiro, além de observar o desenvolvimento social dos jovens atletas. Outro motivo de orgulho é promover o intercâmbio salutar entre estudantes de diversos Estados. Nas Olimpíadas Escolares, os jovens competem, conhecem novos lugares, se integram e interagem com as programações esportivas e culturais”, explicou Edgar Hubner, gerente-geral de Eventos do COB.