Além das 162 equipes participantes das modalidades já encerradas (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e tênis), outras 71 equipes dos esportes coletivos já deixaram a disputa da fase final dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em Paranavaí, até esta terça-feira (18). São os 71 municípios da Divisão B eliminados na primeira etapa de classificação do basquete, futsal, handebol e vôlei, do masculino e feminino, e do futebol, que só tem no masculino.
Nesta quarta-feira (19) terminam os jogos de vôlei de praia (com 120 atletas de 38 equipes) e começam as lutas de judô (com 415 atletas de 48 equipes). Ainda não começaram também as modalidade de natação e karatê, que serão disputadas só na sexta-feira (21) e no sábado (22).
Segundo os cálculos da Paraná Esporte, organizadora do evento, com a eliminação dessas equipes mais de 2.200 atletas que já deixaram Paranavaí, de um total de 6.341 inscritos na competição. “Estamos comemorando neste ano a maior disputa de todos os tempos de uma fase final dos Jogos da Juventude”, lembra o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Dos 2.200 atletas que não estão mais em Paranavaí, 1.200 são das modalidades já encerradas e 1.000 das equipes eliminadas. O atletismo, com 664 atletas (273 do feminino e 391 do masculino), foi disputado no sábado (15) e no domingo (16). A ginástica rítmica (só feminino) foi encerrada no sábado, com 101 atletas de 15 municípios. No domingo houve o encerramento também das lutas de taekwondo, que envolveu 281 atletas (94 do feminino e 187 do masculino), de 40 equipes.
Na segunda-feira (17) terminaram as disputas de tênis, que reuniu o menor número de atletas entre todas as modalidades: 96 (35 do feminino e 61 do masculino). Nesta terça-feira (18) acabaram as provas de ciclismo, após quatro dias de disputas, com a participação de 110 atletas (25 do feminino e 85 do masculino).
Enquanto 71 equipes deixaram a competição, 72 continuam nas cinco modalidades coletivas em busca do título da Divisão B e do acesso à Divisão A (três por modalidade e sexo). Elas foram divididas em grupos de quatro, jogam entre elas, e duas de cada grupo passam para as semifinais. No basquete feminino passaram à segunda etapa de classificação os municípios de Castro, Curitiba, Goioerê e Realeza, no Grupo E, e Araucária, Assis Chateaubriand, Dois Vizinhos e Maringá, no Grupo F; e no masculino estão classificados Foz do Iguaçu, Irati, Marechal Cândido Rondon e Goioerê, no Grupo E, e Maringá, Francisco Beltrão, Arapongas e Porecatu, no Grupo F.
No futebol continuam na disputa na Divisão B os municípios de Maringá, Toledo, Irati e Ubiratã, no Grupo E, e Francisco Beltrão, Cafelândia, São Miguel do Iguaçu e Cambe, no Grupo F.
No futsal feminino estão na segunda etapa de classificação as equipes de Nova Olímpia, Campo Mourão, Paiçandu e Santa Helena, no Grupo E, e Curitiba, Cruzeiro do Iguaçu, Itaipulândia e Missal, no Grupo F; e no masculino, Campo Mourão, Moreira Sales, Corbélia e Paranavaí, no Grupo E, e Pato Branco, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, no Grupo F.
No handebol feminino ainda estão na disputa as seleções de Loanda, Corbélia, Ponta Grossa e Marechal Cândido Rondon, no Grupo E, e São José dos Pinhais, Medianeira, Nova Esperança e Bandeirantes, no Grupo F; e no masculino, Colorado, Medianeira, Assis Chateaubriand e Campo Mourão, no Grupo E, e Alto Paraná, Bandeirantes, Cianorte e Campo Largo, no Grupo F.
No vôlei feminino passaram para a segunda etapa os municípios de Formosa do Oeste, Prudentópolis, Araucária e Itaipulândia, no Grupo E, e Rolândia, Ponta Grossa, União da Vitória e Paranavaí, no Grupo F; e no masculino, Araucária, Cianorte, Nova Prata do Iguaçu e Toledo, no Grupo E, e Guaratuba, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Guapirama, no Grupo F.