Campanha de vacinação contra a poliomielite no Paraná atinge meta

Até a manhã desta sexta-feira (27), último dia da campanha de vacinação, foram imunizadas 738.276 crianças menores de cinco anos.
Publicação
27/08/2010 - 10:00
Editoria
O Paraná atingiu a meta de vacinação contra a poliomielite e imunizou 738.276 crianças até o início da manhã desta sexta-feira (27), o que representa 95,38% do público alvo total. Paraná e Santa Catarina são os dois primeiros estados com a meta atingida no país.
“É muito importante para o Paraná ter atingido, novamente, a meta da vacinação. É um esforço anual para manter a poliomielite longe do Paraná. Isto é fruto do trabalho de todos os profissionais de saúde envolvidos na campanha e dos pais que não esquecem da importância das gotinhas que podem salvar vidas”, disse o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
A vacinação continuará durante esta sexta-feira em todos os postos de saúde do Paraná. Os pais que ainda não levaram seus filhos têm mais uma oportunidade para garantir a imunidade das crianças contra a paralisia infantil.
A Regional de Saúde de Jacarezinho foi a que teve o maior índice de vacinação no Estado. Os municípios daquela região alcançaram 103,20% de suas crianças vacinadas. Isso significa que foram vacinadas mais crianças do que o estipulado inicialmente. Outras regiões como a de Apucarana, com 99,75%, e Ivaiporã, com 99,91% também registraram bons índices. A Regional de Saúde com menor cobertura vacinal até o momento é Guarapuava, com 90%.
A doença – A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa e contagiosa. A transmissão ocorre pelas fezes de pessoas com o vírus, vias respiratórias, ou ainda alimentos e água contaminada.
O último caso registrado no Paraná foi em 1986, em Campo Largo. Desde então o Estado não teve mais casos da doença. “Mas para que isso continue assim é imprescindível mantermos os bons índices de vacinação todo ano”, finaliza o secretário Carlos Moreira Júnior.

GALERIA DE IMAGENS