A Ouvidoria do Estado, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, bateu no último mês novos recordes. Abril foi o período em que se registrou a maior quantidade de atendimentos de 2005 e o maior número de procedimentos instaurados desde janeiro de 2003. Estes resultados são atribuídos, entre outros motivos, à campanha publicitária que incluiu anúncios em outdoors e propaganda em televisão.
“Um dos motivos é a sazonalidade. Esta geralmente é uma época em que os cidadãos procuram mais a Ouvidoria, pois coincide com alunos voltando às aulas e pagamentos de impostos, por exemplo. Mas, neste ano, coincidiu com o período em que tivemos a campanha publicitária da instituição”, observou o secretário Luiz Carlos Delazari. E completou: “o cidadão vem se mostrando mais atento ao seus direitos e tem participado mais”.
Os números registrados em abril confirmam a maior participação da população. Os 1.407 atendimentos do mês foram 11,6% superiores aos de março (1.261). Deles, 70,5% foram feitos por telefone e o restante pela internet, pessoalmente, por carta ou fax.
Procedimentos – Desde o início de 2003, a Ouvidoria ainda não havia contabilizado um número tão grande de procedimentos instaurados como o de abril deste ano – ao todo, foram 698. Procedimentos instaurados são aqueles atendimentos que são encaminhados para os órgãos responsáveis pela questão levantada pelo cidadão.
O número foi 28% superior ao fevereiro de 2005 (545), que até então havia tido a maior quantidade de procedimentos instaurados. Dos 698 encaminhamentos, 35,2% foram reclamações, 29,9% solicitações, 27,5% denúncias e 7,4% sugestões e elogios.
Expectativas – Para a gerência de atendimento da Secretaria, o número de procedimentos instaurados deve cair nos próximos meses (entre maio e julho), o que é normal nesta época. Mesmo assim, em relação ao ano passado, a estimativa é de que haja crescimento de 10%.
Segundo o gerente de atendimento da Secretaria, Walter Gonçalves, a pessoa contacta a Ouvidoria pela primeira vez, conhece o serviço e, caso haja necessidade, se sente estimulado a procurar a instituição novamente. Além de fazer um novo contato, o cidadão indica o órgão para outra pessoa, que também pode procurar a Ouvidoria.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba, Paraná. CEP 82.420-000. Telefone: 0800-411113. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. www.pr.gov.br/ouvidoria.