O sistema de correio eletrônico, catálogo de endereços e agenda “Expresso Livre”, desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para o Governo do Paraná, poderá ser adotado em breve pela Caixa Econômica Federal (CEF). Diretores e técnicos da Caixa, entre eles o gerente da filial de Curitiba, Rafel Alberto Schapinski e o supervisor de teclonologia da CEF em Florianópolis (SC), Augustinho Willemann, estiveram na Celepar conhecendo todas as funcionalidades do sistema.
A CEF está pesquisando várias soluções corporativas de correio e agenda e a equipe ficou bastante impressionada com o Expresso Livre. Segundo Odemir Bara, gerente do Serviço de Rede da Celepar, o sistema possui todas as condições para atender as demandas da Caixa. A assinatura de convênio de parceria técnica para o repasse do sistema à Caixa deve ocorrer em breve.
Câmara Municipal - Também a Câmara dos Vereadores de Curitiba deverá adotar o Expresso Livre. Técnicos do legislativo municipal já estão sendo treinados para efetuar a instalação e a configuração dos pacotes do sistema. Atualmente, a Câmara utiliza um sistema desenvolvido com software proprietário. Os técnicos responsáveis pelo setor de informática da Câmara já manifestaram que pretendem utilizar o banco de dados LDAP, uma espécie de depósito de informações, para autenticação de seus usuários no sistema Expresso Livre e no servidor Samba, que compartilha arquivos e impressoras.
O projeto conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Informática em Sistemas Computacionais Baseados em Software Livre, que através de convênio se comprometeu a transferir conhecimento para os técnicos do Legislativo, especialmente sobre a utilização do gerenciador de arquivos Samba para sua utilização no sistema da Celepar. Os testes com essas ferramentas devem durar um mês.
Atualmente o sistema Expresso Livre atende cerca de 30 mil contas de várias secretarias e órgãos governamentais.