A Caixa Econômica Federal e a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) estudam para Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a possibilidade de criar um programa de urbanização de lotes e utilizar recursos do banco para financiamento de materiais de construção para a construção de novas casas.
O projeto depende da doação de áreas pela prefeitura e da elaboração do projeto urbanístico (PU) da Cohapar. Na cidade, o prefeito Edson Basso informou que são 120 lotes que podem se enquadrar neste programa e ajudar a reduzir a demanda habitacional na cidade.
“São áreas que têm condições de receber construções de casas. Mas, como a cota estabelecida pelo programa ‘Minha Casa’ já foi utilizada pela cidade vamos continuar o programa por meio de outro financiamento da Caixa, com a parceria do município”, informa o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
Greca disse, ainda, que os municípios devem procurar outras formas de atender a população, além do programa do governo Federal. “Este será o programa ‘A vida continua’, já que a Caixa pode financiar a compra de materiais de construção para as famílias de menor renda”, pontuou.
O prefeito Basso informou que cada lote tem 240 metros quadrados. “Caberá à prefeitura cadastrar a população necessitada e a Cohapar nos ajudará a aprovar o projeto em todas as esferas.” A aprovação precisa passar, entre outros órgãos, pela Copel, Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná, Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e Secretaria do Desenvolvimento Urbano.
Outros municípios também podem estudar junto à Cohapar e Caixa a adesão ao programa de urbanização de lotes. Além de Campo Largo, o programa também foi apresentado por Greca e pelo superintende da Caixa, Arielson Bittencourt, ao prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski.
“Podemos construir nesse município um novo bairro para ser edificado progressivamente no loteamento do Divino Espírito Santo, que tem quatro alqueires e efetivamos o contrato tríplice entre Caixa, Cohapar e município, que vai se somar ao ‘Minha Casa’, ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e aos programas já executados desde 2003 no Estado pelo Governo do Paraná”, detalhou o presidente da Cohapar.
“MINHA CASA, MINHA VIDA” - Até o momento, entre os 15 municípios beneficiados com o “Minha Casa” no Estado, Campo Largo é a cidade onde há o maior número de moradias financiadas pelo programa do Governo Federal. No total, são 460 casas sendo que 310 casas serão destinadas às famílias com renda de até três salários mínimos e outras 150 unidades aos que têm renda entre três e cinco salários.