O Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) recebeu nesta quinta-feira (01) 80 computadores doados pela Caixa Econômica Federal, que serão distribuídos preferencialmente para compor os laboratórios de inclusão digital das unidades do Iasp, segundo explica a diretora do Instituto, Thelma de Oliveira Alves.
A assistente institucional da Caixa, Maria de Fátima Costa, disse que os computadores doados eram usados pelos funcionários da estatal, que após uma licitação aberta nacionalmente comprou novos equipamentos. “Faz parte da política de responsabilidade social da empresa contribuir para o Programa Federal de Inclusão Digital, principalmente pensando nos jovens e possibilitando a eles uma oportunidade de qualificação e mercado de trabalho”, ressalta Maria de Fátima.
O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, revelou que a idéia de pedir os computadores à Caixa surgiu em 2003. “Eles nos atenderam, prometendo que no futuro teremos acesso a outros computadores, principalmente quando inaugurarmos os novos Centros de Sócio-Educação que serão construídos em todo o Paraná”, conta o secretário.
Para padre Roque, os adolescentes que foram excluídos da sociedade sempre sonham com grandes oportunidades e, no momento, a melhor é a informática. “Além do mais, nós queremos prepará-los para o mundo do trabalho. Hoje, um dos obstáculos é o acesso ao emprego formal, seja no espaço público ou numa empresa privada, é a falta de conhecimentos em informática”, afirmou.
Segundo ele, com o tempo dentro nas unidades o adolescente pode tornar-se um especialista, e o próximo passo é montar oficinas para que os jovens possam trabalhar com o reparo de computadores obsoletos.