Os cadetes da Polícia Militar que foram admitidos este ano no Curso de Formação de Oficiais receberam, nesta sexta-feira (22), o Espadim Tiradentes. A solenidade de entrega da “arma símbolo” aos futuros oficiais foi realizada na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antônio Pancotti. “Estes jovens passarão três anos na nossa academia e sairão daqui profissionais da área da segurança pública. Eles estarão muito bem preparados, pois a academia da polícia paranaense é considerada a melhor da América Latina”, disse o comandante.
A turma de cadetes do 1.º ano é composta por 26 alunos do curso de oficiais policiais militares e de 19, do curso de bombeiros militares. Eles ingressaram na Academia pelo vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Sua formação acadêmica e preparação profissional está apenas iniciando. Serão várias as dificuldades que terão que enfrentar até a conclusão do curso, mas eles devem persistir nos objetivos que almejam e ter força de espírito, além de atentar aos valores éticos e morais”, comentou o comandante da APMG, tenente-coronel Sérgio Luiz Bessler.
A cerimônia começou com a apresentação dos cadetes, perfilados em frente ao palanque. Em seguida, padrinhos e madrinhas fizeram a entrega do Espadim Tiradentes aos cadetes. É esta “arma símbolo” que eles ostentarão até o término do curso, quando receberão a espada que os coloca como aspirantes a oficial da Polícia Militar. Na lâmina do espadim está escrito “pro lege vigilanda” (para a vigilância da lei). A peça é cunhada em aço, ouro e marfim e é considerada símbolo de autoridade. Na continuidade da solenidade, os cadetes desfilaram em continência à bandeira nacional e, em seguida, ao comandante-geral da PMPR.
Exposição – Aproveitando a presença dos familiares dos novos cadetes, a Academia do Guatupê promoveu apresentação das diferentes frações da PM e do Corpo de Bombeiros. Elas puderam apresentar equipamentos e armamentos, bem como viaturas usadas no trabalho diário de prevenção à criminalidade e nas ações de salvamentos e de defesa civil, através do trabalho dos bombeiros militares. As diferentes unidades da PM estavam representadas, como o Batalhão de Polícia Florestal, o Batalhão de Polícia de Trânsito, o Batalhão de Polícia Rodoviária e ainda a Companhia de Polícia de Choque.