O programa Brasil Nação, da TV Paraná Educativa, reuniu neste domingo (28) três das personalidades políticas do Estado para debater “O futuro do Paraná e do Brasil e a crise econômica mundial”.
Por mais de duas horas, o vice-governador Orlando Pessuti, o senador Alvaro Dias, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, debateram educação, saúde, agricultura, crise no Senado, reformas política e fiscal, CPI da Petrobras e Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
O programa marcou o início de uma série especial de entrevistas para discutir o futuro do Paraná e do Brasil. O senador Osmar Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, foram convidados para o debate de ontem, mas não compareceram.
Alvaro Dias elogiou a Paraná Educativa pelo debate e disse que “é uma obrigação” que líderes políticos participem de eventos como esse. “É muito bom podermos debater assuntos relevantes para o País. Por isso, é uma obrigação participar de debates como o do Brasil Nação, pois temos dificuldades para expor nossas ações e pensamentos.”
“A televisão pública não existe para brigar por audiência, como as comerciais, mas para levar ao ar o que não se vê nos outros canais. É o caso de programas como este Brasil Nação especial. Estou convencido de que a Paraná Educativa fez aqui um exercício de democracia, buscando reunir políticos de várias vertentes para tratar de temas que afetam a vida de todos nós”, disse Pessuti. “Infelizmente, nem todos vieram. Mais do que nós, o público que acompanhou o programa certamente lamenta essas ausências”, lembrou.