A rotina de parte dos bombeiros que trabalham no litoral paranaense nesta Operação Viva o Verão foi quebrada na manhã desta quinta-feira (28), para lembrar o Dia do Guarda-Vidas. Numa solenidade realizada no quartel do Corpo de Bombeiros em Matinhos foram homenageados guarda-vidas da ativa e um sargento da reserva.
Também foi entregue uma estatueta à Associação Paranaense de Surf, em agradecimento a todos os surfistas que, anonimamente, auxiliam pessoas que estão em dificuldades no mar. “Ser guarda-vidas é vencer a si próprio para salvar o próximo”, declarou o comandante do Corpo de Bombeiros no Paraná, coronel Almir Porcides Júnior.
O coronel entregou ao sargento Isaías Fontana Filho, que já está na reserva, uma estatueta pelos 30 anos de bons serviços prestados no Corpo de Bombeiros. Emocionado, o sargento foi aplaudido pelos colegas que todos os dias enfrentam as adversidades e auxiliam banhistas no litoral paranaense. Ao receber a miniatura de um guarda-vida no cadeirão usado para observar banhistas, o presidente da Associação Paranaense de Surf, Antônio Manoel Barbosa, disse que praticamente todos os surfistas têm uma história de salvamento no currículo.
Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros Leonardo Mendes dos Santos, o auxílio prestado pelos surfistas é fundamental. “Muitas vezes eles auxiliam a vítima até a chegada do guarda-vidas”, descreveu o tenente. Barbosa lembrou o dia em que ajudou a tirar do mar quatro crianças que faziam uma excursão ao litoral. A história, segundo ele, só não teve um final feliz porque uma das crianças não pôde ser salva. “Foi o salvamento mais emocionante e também mais traumático que participei”, disse ele, que considerou honrosa a homenagem do Corpo de Bombeiros a todos os que praticam o surfe, sejam profissionais ou amadores.
Trabalho – A solenidade terminou com a entrega de estatuetas a integrantes do Corpo de Bombeiros que se destacaram nas atividades diárias do quartel, em Matinhos. Cada um dos guarda-vidas e convidados que participaram da solenidade receberam um adesivo que destaca o trabalho destes profissionais.
Embora o dia tenha começado diferente por conta da solenidade, a atividade diária foi retomada logo em seguida. Às 8h, os guarda-vidas já estão na areia e permanecem atuando até as 20h. No litoral paranaense, são 94 postos distribuídos em 70 quilômetros de praias. A orientação do Corpo de Bombeiros é que os banhistas procurem entrar no mar, sempre próximos aos postos de guarda-vidas.
Bombeiros são homenageados no Dia do Guarda-Vidas
A Associação Paranaense de Surf também recebeu homenagem pelos salvamentos realizados pelos surfistas
Publicação
28/12/2006 - 11:43
28/12/2006 - 11:43
Editoria
