As corredeiras do Rio Tibagi serão cenário, nesta quarta-feira (26), para um treinamento dos Bombeiros Comunitários (BC) do município de Tibagi. Além dos 11 bombeiros e do comandante local, cabo Portela, participarão da expedição oficiais do Subgrupamento de Castro e da Seção de Telêmaco Borba.
Pelo menos 30 homens deverão partir da Balsa, na localidade de Pinheiro Seco, às 13 horas, para descer pelo leito do Tibagi um percurso de 15 km, até a região de Porto de Areia, no perímetro urbano. A intenção é fazer um reconhecimento do rio, para identificar os pontos mais críticos e planejar estratégias de ação em casos de emergências.
“Vamos descer o rio como parte do treinamento que já realizamos diariamente no posto do BC, e ainda aproveitar para uma troca de experiência com os bombeiros de Castro e Telêmaco”, explica o cabo Portela, que há três meses assumiu o comando no município.
Ele acrescenta que a atividade também é comemorativa ao aniversário do posto, implantado em 04 de setembro do ano passado. “Esta semana também vamos promover algumas ações nas escolas e em praça pública alusivas ao aniversário”, afirma.
Os bombeiros usarão equipamentos de rafting apropriados para o socorro a vítimas. “Estamos prevendo de quatro a cinco horas de atividades no rio”, explica o cabo Portela. Após a exploração, todos devem se reunir em confraternização, que envolverá ainda servidores da Prefeitura numa partida de futebol, a partir das 19 horas, na quadra coberta da praça 18 de Março.
Orientação - O Posto de Bombeiros Comunitários de Tibagi atua na prevenção e combate a incêndios ambientais, residenciais e prevenção a acidentes. O comandante explica que os 11 servidores públicos cedidos para o trabalho como bombeiro no município vêm sendo treinados há um ano e muitos já têm curso de socorrista para atender emergências, como acidentes de trânsito.
“O BC também faz parte da Defesa Civil e atua na orientação da população em várias situações”. Aos banhistas, Portela recomenda que nunca se deve ir sozinho ao rio e que o cuidado com as crianças precisa ser redobrado. “É necessário também esperar pelo menos duas horas após uma refeição para entrar na água, dar tempo para a digestão dos alimentos. Outro cuidado importante é em relação ao uso de bebidas alcoólicas, que representa um grande risco a quem pretende entrar no rio”, finaliza.
Em Tibagi, o Posto de Bombeiros Comunitários atende pelo telefone 199.
Bombeiros farão expedição de reconhecimento do Rio Tibagi
Oficiais de Castro e Telêmaco Borba participarão da expedição nesta quarta-feira (26), a partir das 13 horas
Publicação
25/08/2009 - 11:40
25/08/2009 - 11:40
Editoria