A Defesa Civil Estadual, por meio do Bombeiro Comunitário, já prestou o primeiro atendimento aos desabrigados pela chuva de granizo que caiu sobre o município da Lapa na segunda-feira (27), e mantém equipes no local para ajudar na recuperação das residências atingidas. A chuva começou por volta das 17h30 e durou aproximadamente 10 minutos. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, major Hermes Binder Filho, os menores granizos tinham o tamanho de pedras de gelo.
A chuva atingiu 16 bairros e dois distritos, o que representa a metade do município. Apesar da violenta precipitação, não houve feridos e nem desabamentos. O major comentou que, no total, pouco mais de 550 residências foram cadastradas para receber ajuda, como lonas plásticas e telhas.
Bombeiros comunitários – Essa foi a primeira ocorrência grave atendida pelos bombeiros comunitários, instalados na cidade no último dia 22 . Eles deram o primeiro atendimento, avaliaram a situação e foram responsáveis pela coordenação dos trabalhos para minimizar os efeitos do estrago provocado pelo granizo.
Participaram do atendimento às vítimas equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros de Araucária e de São José dos Pinhais, Polícia Militar, Sanepar e prefeitura. A Defesa Civil distribuiu 18 rolos de lona plástica, com 400 metros cada, e vai doar telhas para as pessoas cadastradas. “Os bombeiros comunitários continuam coordenando a ajuda às vítimas”, relatou o major Hermes.
O Bombeiro Comunitário é um programa criado pelo governo estadual para aumentar a segurança em municípios com mais de 15 mil habitantes e que não possuem unidades do Corpo de Bombeiros. Cada município recebe um caminhão auto-bomba-tanque (ABT), equipado para combate a incêndios e atendimento emergencial a catástrofes, que fica à disposição para atendimento 24 horas. Os bombeiros são funcionários da prefeitura, que recebem treinamento dos bombeiros militares para a atuação nas ocorrências. Até agora, o programa já foi instalado na Lapa, Campina Grande do Sul, Pitanga e Prudentópolis.
Chuva – Segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, deve ocorrer pancadas de chuva no município na noite desta terça-feira(28) devido à frente fria que está sobre o Estado. “Porém, não existe a possibilidade de o fenômeno se repetir naquele município. As regiões onde pode cair granizo são a Noroeste, Centro, Centro-Oeste, Norte e Oeste”, completou o meteorologista.
Bombeiros comunitários garantem atendimento a vítimas de chuva de granizo
Tempestade atingiu o município da Lapa, destelhando mais de 550 casas
Publicação
28/09/2004 - 00:00
28/09/2004 - 00:00
Editoria