O governo do Estado implanta nesta quarta-feira (2), às 11h30, o Programa Bombeiro Comunitário de Guaíra, com a entrega de um caminhão e equipamentos contra incêndios – mangueiras, esguichos, escada e caixa de ferramentas - no valor de R$ 118 mil. O caminhão será operado por uma equipe de funcionários municipais especialmente treinados, que atuarão em ações de Defesa Civil e no combate a incêndios.
O posto do Bombeiro Comunitário de Guaíra ainda está em fase de licitação de obras e deve estar pronto até o fim do ano. Provisoriamente, o serviço irá funcionar no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, Rua Mato Grosso, 111.
Os agentes de defesa civil que irão trabalhar no programa são funcionários do município, treinados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Toledo. A população será orientada sobre como utilizar o serviço, que será acionado através do telefone 193, do Corpo de Bombeiros, ou 199, da Defesa Civil.
Programa - O caminhão foi projetado especialmente para proporcionar melhor desempenho e durabilidade. Possui tanque com capacidade para 5 mil litros de água, bomba de incêndio, canhão na parte superior da carroceria e tem ainda outros equipamentos de combate a incêndio, como mangueiras, esguichos e ferramentas. O veículo é pintado na cor laranja, adotada oficialmente em todo o mundo pela Defesa Civil.
O controle de qualidade do serviço em Guaíra ficará sob a supervisão do cabo bombeiro militar Valtenir João Hnag, que irá, também, realizar treinamentos periódicos para os agentes. Ele também será responsável pelos levantamentos de risco, trabalhando na prevenção em regiões de vulnerabilidade, estruturando uma Defesa Civil atuante no município.
A partir dessa entrega, o Programa Bombeiro Comunitário amplia a capacidade de atendimento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, até então presente nas 47 maiores cidades do estado, para 51 municípios do território paranaense.
Bombeiro Comunitário é implantado em Guaíra
O governo do Estado entrega um caminhão, mangueiras, esguichos, escada e caixa de ferramentas, no valor de R$ 118 mil
Publicação
01/08/2006 - 16:20
01/08/2006 - 16:20
Editoria