Entre as novidades do Bolsa Família, divulgadas pelo informe do programa do mês de março, está a Inclusão Bancária das Famílias. A inclusão dos beneficiários é feita por meio da abertura de uma conta bancária Caixa Fácil, na Caixa Econômica Federal. “A conta bancária permitirá, ainda, a integração com programas de microcrédito produtivo orientado, entre outros serviços, em estudo e avaliação pelo governo federal”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.
A intenção é facilitar a utilização dos benefícios financeiros do programa, com maior comodidade e segurança nos canais de auto-atendimento, emissão de extratos bancários e compras com débito em conta. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o procedimento evita também a utilização de serviços de crédito e seguros oferecidos, em geral, por agentes informais ou mesmo por instituições formais, com custos elevados em razão dos juros altos.
O Ministério ressalta que a adesão à Inclusão Bancária das Famílias é voluntária. Os beneficiários que não aderirem à iniciativa não serão prejudicados.
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, é coordenadora do Bolsa Família no Paraná. O trabalho é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no sentido de fiscalizar o programa e prestar assessoria aos municípios, permitindo que o programa atenda as famílias que realmente precisam.
Bolsa Família vai promover a inclusão bancária das famílias
A inclusão é feita por meio da abertura de uma conta bancária Caixa Fácil, na Caixa Econômica Federal
Publicação
13/05/2008 - 11:40
13/05/2008 - 11:40
Editoria