Blitz prende dois e notifica seis motoristas bêbados

Ação do BPTran foi realizada no centro de Curitiba e abordou 100 condutores
Publicação
30/12/2010 - 15:50
Editoria
Para combater a embriaguez ao volante em Curitiba, o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) realizou uma blitze, na noite de quarta-feira (30), na Rua Augusto Stellfeld, no centro. Foram feitos 60 testes de bafômetro e aplicadas 46 multas de trânsito, entre 21h e 2h. Seis pessoas foram notificadas e duas, encaminhadas à Delegacia de Delitos de Trânsito.
A operação, que faz parte da “Ação conjunta Amor a Vida”, lançada dia 22, contou com 27 policiais, que abordaram 80 veículos, notificando 23 e recolhendo ao pátio do Detran 11 automóveis. “O Batalhão de Trânsito vem desenvolvendo operações voltadas a fiscalizar principalmente condutores que estão dirigindo sob influência do álcool”, explica o tenente-coronel Loemir Mattos de Souza.
Os policiais abordaram 100 pessoas, das quais seis foram notificadas e duas presas e encaminhadas à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), em todos os casos, os condutores dirigiam sob influência de álcool. De acordo com o tenente-coronel Mattos, essas operações são importantes para tentar reduzir acidentes provocados pelo consumo de bebida alcoólica. Em média, Curitiba tem de 15 a 20 acidentes de trânsito nos fins de semana, com pessoas embriagadas ao volante.
“Por isso, nós realizamos ações preventivas do BPTran, para retirar de circulação aqueles motoristas que desrespeitam as leis, e colocam em risco nossa sociedade”, ressalta o tenente-coronel Mattos. Do total de notificações, 34 tiveram amplitude gravíssimas, nove foram graves e três leves.
RIGOR – “Foi uma ação dura e enérgica do BPTran, fazendo com que todos aqueles condutores que passaram pela operação fossem submetidos ao teste de alcoolemia”. Mattos lembrou da importância da existência da Lei de Tolerância Zero. “O objetivo principal é reduzir o número de acidentes de trânsito, com vítimas e mortes, motivados pelo consumo de bebida alcoólica, principalmente pela proximidade das festas de fim de ano. Neste período, as pessoas costumam exagerar no uso de bebidas e podem provocar acidentes se forem dirigir; desta maneira estamos nos antecipando às infrações”, garante Matos.
“A lei seca já está implementada há algum tempo, mas infelizmente essa cultura ainda não foi adquirida por alguns condutores. A mídia, as rádios e a televisão estão cumprindo seu papel, e divulgando diariamente que bebida e direção não combinam. Mas mesmo assim, eu acredito que os condutores estão mais conscientes daquilo que deve ser feito. Para os que tentam burlar a lei, essa ação enérgica do BPTran visa tirá-los de circulação, já que são esses condutores que acabam colocando em risco as nossas vidas”, informa o tenente-coronel Mattos.