Uma comitiva de parlamentares e empresários dos Estados Unidos conheceu nesta segunda-feira (1) a planta de produção de Biodiesel Multiuso instalada pelo governo do Estado no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e recentemente inaugurada pelo governador Roberto Requião. “A equipe ficou impressionada com a tecnologia e abriu a possibilidade de novos contatos para parcerias no futuro”, avaliou o diretor-técnico do Tecpar, Bill Jorge Costa.
Entre os integrantes da delegação presente ao Tecpar estava a senadora Christine Kehoe, presidente do Comitê de Energia, Serviços Públicos e Comunicação do Senado dos Estados Unidos e presidente do Time Estratégico da Parceria Califórnia-Brasil, a quem foram apresentados todos os estágios da produção de biodiesel, assim como a variedade de matéria-prima possíveis de serem utilizadas.
Na Califórnia, lembrou os técnicos norte-americanos, utiliza-se somente a soja, enquanto a planta do Tecpar é multiuso e está pronta para trabalhar também com outras oleaginosas – iniciando com o óleo de girassol.
Com capacidade de produção de 500 a 1.000 litros por dia, a unidade vai permitir o acompanhamento, a produção e a utilização do produto em escala semi-industrial com diversas matérias-primas. Estuda-se a possibilidade de aproveitamento de produtos regionais como óleos de soja, girassol e do nabo forrageiro, além de gorduras animais.
O projeto contempla também atividades de treinamento e participação em eventos; compra de material de consumo, de dois veículos com motor a diesel para testes e de dois kits de conversão de motores; e a manutenção de equipamentos.
Bill Jorge Costa avalia como muito produtiva a visita da comitiva dos EUA, especialmente pelo interesse que a Califórnia demonstra com a bioenergia. Esta foi a razão da presença na delegação de empresários da cidade de San Francisco, que tem interesse no desenvolvimento da tecnologia do biodiesel e com quem serão estreitados contatos futuros.
Biodiesel do Tecpar atrai comitiva de empresários dos Estados Unidos
“A equipe ficou impressionada com a tecnologia e abriu a possibilidade de novos contatos para parcerias no futuro”, avaliou o diretor-técnico do Tecpar, Bill Jorge Costa
Publicação
01/10/2007 - 16:41
01/10/2007 - 16:41
Editoria