Bicentenário da província argentina de Tucuman é festejado em Curitiba

Evento acontece sexta-feira (19) na Secretaria de Estado da Cultura e domingo no Museu Paranaense
17/03/2010 - 16:50

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em parceria com a província de argentina de Tucumán, traz para Curitiba o evento “No Bicentenário, Tucumán no Paraná”. Nos dias 19, 20 e 21 de março será possível conhecer as artes plásticas, música, dança, fotografia e gastronomia da província de Tucumán, uma das regiões mais charmosas da Argentina. O evento acontece sexta-feira (19), na Secretaria de Estado da Cultura (rua Ébano Pereira 240); e, domingo (21), no Museu Paranaense (rua Kellers 289). As exposições, as apresentações de música e dança, a degustação de bebidas e pratos típicos são todas com entrada franca.
Na sexta-feira (19), a programação começa às 18h30, na Secretaria de Estado da Cultura. Nesse momento serão inauguradas as exposições de telas “El Bar” e a de fotografias “100 Miradas de Tucumán”, com imagens de diferentes espaços da província. Também às 18h30, o duo Tafinando e Adriana Tula homenageia o mestre do folclore tucumano, Chivo Valladares (1918-2008), em apresentação musical.
Também haverá mostra de artesanato e degustação de produtos tucumanos. No Auditório Brasílio Itiberê, na Secretaria, às 19h30, acontecerão outras apresentações de músicas e danças da região. No domingo (21), a partir das 11h, no espaço externo do Museu Paranaense, será possível contemplar apresentações de músicas e danças folclóricas tradicionais de Tucumán.
Programação:
19 de março de 2010
Hall da SEEC (Rua Ébano Pereira, 240).
· Abertura da exposição EL BAR com obras dos artistas Roberto Koch, Guillermo Rodríguez, Lilian Prebisch, Rubén Zelaya, Ramiro Rojas, María Inés Guantay, Claudia Albarracín, Myrian Genisans, Carlos Ricardo Alcalde, Marcelo Floreal Lazarte, María Elena Romano, Rubén Gimenez, Andrea Montenegro Scarpa, Aida Romero, Eduardo Joaquín, Víctor Quiroga, Claudia Epstein, Vicky Vitar, Oscar Luis Diaz, Carlos Caro e Enzo Gustavo Lampasona;
· Abertura da exposição de fotografias 100 MIRADAS DE TUCUMAN de Martín Palermo;
· Apresentação musical do Duo Tafinando e Adriana Tula (música popular argentina em homenagem Chivo Valladares);
· Mostra de artesanato e degustação de produtos tucumanos.
Auditório Brasílio Itiberê (Rua Ébano Pereira, 240).
Apresentação de música e danças folclóricas tradicionais:
· Adriana Tula: Adriana Tula (voz), Pedro Wurschmidt (violão), Federico Correa (percussão) e Jose Sija (violino);
· Ruben Cruz: Ruben Cruz (solista), Bruno Juárez (violão) e Francisco Joaquín Santamarina (violão nativo);
· Dúo Tafinando: Jorge Soler (voz) e Jorge Escobar (voz e violão);
· Pareja de Tango: Julían Morel (solista), Natalia Lezcano e Martín Correa (bailarinos);
· Pareja de Folclore: Marta Diez e Pedro Costas (bailarinos).
21 de março de 2010
Espaço externo do Museu Paranaense (Rua Kellers, 289).
Apresentação de música e danças folclóricas tradicionais de Tucumán.