Bicentenário da Argentina traz mostra de Tucumán ao Paraná

O evento, que vai até domingo (21), inclui mostras de artes plásticas, fotografia, dança, música e gastronomia da província
Publicação
11/03/2010 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Começa na próxima sexta-feira (19), em Curitiba, a mostra “Tucumán no Paraná no Bicentenário da Argentina”. O evento, que vai até domingo (21), inclui mostras de artes plásticas, fotografia, dança, música e gastronomia da província, e é o primeiro evento do bicentenário da Argentina no Brasil. As atividades acontecem na Secretaria de Estado da Cultura, no Canal da Música e no Museu Paranaense.
De acordo com o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento de Integração Sul – Codesul, Santiago Gallo, o objetivo da mostra é chamar a atenção do Paraná para a Província Tucumán, que possui grande tradição cultural e política na Argentina. “A riqueza da cultura tucumana tem como representante, por exemplo, a cantora Mercedes Sosa. Tucumán é muito importante na história contemporânea da Argentina porque a independência do país foi declarada lá”, conta.
A entrada da mostra é grátis. Estão previstas exposições como a do fotógrafo Martin Palermo, dos artistas plásticos Ramiro Rojas, Vicky Vitar e Ruben Zelaya, além de apresentações de música e danças folclóricas tradicionais tucumanas, como tango e o duo Tafinando. Haverá ainda a degustação de bebidas e pratos típicos, como empanadas, vinhos, rum, alfajores e charutos.
A mostra contará com uma programação de cinema. Serão exibidos os filmes El camino hacia la muerte del viejo Reales (1968), de Gerardo Vallejo, Socket (2008), de Patricio García, e Primera pelea en Venecia (2008), de Cecilia Salim.
A mostra é um dos projetos do protocolo de intenções assinado em maio de 2008 pelo governador Roberto Requião e pelo governador de Tucumán, Jose Jorge Alperovich. O protocolo prevê ações até 2010 em sete eixos temáticos: políticas públicas, ensino superior, cultura, turismo, meio ambiente, comércio e tecnologia. A organização da mostra “Tucumán no Paraná no Bicentenário da Argentina” é da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Codesul e Consulado da Argentina.
Programação do evento "Tucumán no Paraná no Bicentenário da Argentina"
Data Horário Local Evento
19 de março de 2010 18h30min Hall da SEEC · Mostra Fotográfica “100 Miradas de Tucumán”, do artista Martin Palermo· Abertura da exposição EL BAR dos artistas Rojas Ramiro, Vicky Vitar e Zelaya Ruben· Apresentação musical de Adriana Tulas e Ruben Cruz [música popular argentina e homenagem ao mestre do folclore tucumano Chivo Valladares (1918-2008)]
Espaço de convivência Miguel Bakun (Casa Andrade Muricy) · Degustação de produtos tucumanos (empanadas, vinhos, rum, charutos, alfajores etc.)
20h30min Auditório Brasílio Itiberê Apresentação de música e danças folclóricas tradicionais:· Adriana Tula (voz), Pedro Wurschmidt (violão) e Correa Federico (percussão)· Ruben Cruz (solista) e Bruno Juarez (violão)· Tafinando: Soler Jorge Mario (voz) e Escobar Jorge (voz e violão)· Tango: Matin Correa e Natalia Lezcano; músico: Julian Morel· Danças Folclóricas: Diez Marta Elena e Costas Pedro Jose
20 de março de 2010 19h-20h Canal da Música Apresentação de música e danças folclóricas tradicionais:· Adriana Tula (voz), Pedro Wurschmidt (violão) e Correa Federico (percussão)· Ruben Cruz (solista) e Bruno Juarez (violão)· Tafinando: Soler Jorge Mario (voz) e Escobar Jorge (voz e violão)· Tango: Matin Correa e Natalia Lezcano; músico: Julian Morel· Danças Folclóricas: Diez Marta Elena e Costas Pedro Jose(Obs. Espetáculos com variações de temas/ músicas, mas não de artistas)
21 de março de 2010 11h Museu Paranaense Apresentação de música e danças folclóricas tradicionais:· Adriana Tula (voz), Pedro Wurschmidt (violão) e Correa Federico (percussão)· Ruben Cruz (solista) e Bruno Juarez (violão)· Tafinando: Soler Jorge Mario (voz) e Escobar Jorge (voz e violão)· Tango: Matin Correa e Natalia Lezcano; músico: Julian Morel· Danças Folclóricas: Diez Marta Elena e Costas Pedro Jose(Obs. Os artistas adaptarão seus números ao espaço externo do Museu)
Filmes para serem apresentados na Rede Estadual de Cinema (REC) ou Paraná Educativa (RTVE) – a confirmar
· El camino hacia la muerte del viejo Reales (1968)
Direção: Gerardo Vallejo
Duração: 75 minutos/ Censura 14 anos (longa-metragem)
Sinopse - O filme mostra a família Reales, composta por pobres trabalhadores tucumanos enraizados à terra. Através deles, o filme consegue traçar um paradigma de uma cruel realidade argentina: a miséria e a exploração a que estão submetidos alguns grupos sociais
· Socket (2008)
Direção: Patricio García
Duração: 10 minutos/ Censura Livre (curta-metragem)
Elenco: Pablo Latapié, Maxi Farber e Guido Guerrero.
Sinopse - O Socket é uma arte marcial que se pratica com um par de
meias num terraço. Michi, campeão mundial, matou, durante uma
disputa, a Chevy, um aspirante ao título. Agora, o irmão menor do
derrotado, Benjamim, prepara-se para vingar-se.
· Primera pelea en Venecia (2008)
Direção: Cecilia Salim
Duração: 6 minutos/ Censura Livre (curta-metragem)
Elenco: Maria Celia Bravo e Edmundo Salim.
Sinopse - Emotivo relato das recordações do casamento dos pais da
diretora deste documentário.