Bibliotecas Cidadãs são apresentadas na abertura do Salão Internacional do Livro

Secretária da Cultura fala sobre projeto na abertura do evento, nesta sexta-feira (1.º), em Foz do Iguaçu
29/04/2009 - 14:50
O projeto Biblioteca Cidadã - elogiado publicamente nesta semana pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira - será tema da palestra da secretária da Cultura Vera Mussi, na solenidade de abertura do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, na sexta-feira (1.º). Ainda na noite de abertura, o escritor Cristóvão Tezza, um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea, fará a palestra “Ensaio da Paixão”, e às 21h30, haverá homenagem à França, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil. A secretária Vera Mussi destaca a importância do evento, que vem ao encontro das principais diretrizes culturais adotadas pelo Governo do Paraná. “O Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu entra em sintonia com os programas de estímulo à leitura que a Secretaria de Estado da Cultura vem desenvolvendo por meio do projeto Biblioteca Cidadã”. A Secretaria da Cultura apoia a Feira do Livro oferecendo ao evento as palestras dos escritores Cristóvão Tezza, Ignácio Loyola Brandão e Fabrício Carpinejar. PROJETO – “Vera Mussi é uma das secretárias mais envolvidas com as bibliotecas no Brasil”. O elogio público do ministro Juca Ferreira, realizado esta semana, faz referência direta ao projeto Biblioteca Cidadã, desenvolvido pelo Governo do Paraná. Criado em 2004, o projeto da Secretaria da Cultura tem por objetivo oferecer às regiões mais carentes do Paraná, equipamento cultural, que promova a democratização do conhecimento seja pelo acervo de livros, ou mesmo pela possibilidade de inclusão digital, por meio dos telecentros. A secretária Vera Mussi informa que já foram entregues 68 bibliotecas e que 15 estão prontas para a inauguração. Além disso, existem mais 64 bibliotecas em construção, em diferentes etapas. A previsão do Governo é entregar 207 bibliotecas até fim de 2010. Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade nos municípios mais carentes do Estado, o Governo constrói um prédio de 184 metros quadrados, sobre um terreno que é oferecido pela prefeitura. A qualificação pessoal desses espaços é feita com um treinamento da Biblioteca Pública do Paraná para os funcionários de cada município atendido. Essa ação conjunta estreita, ainda mais, a importante parceria de entre a estrutura pública estadual e municipal. A edificação depois de pronta reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de quase 2 mil livros e um telecentro equipado com cinco computadores com acesso à Internet. A Biblioteca Cidadã também possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. O local estimula ainda a valorização cultural da região – com artistas locais que pintam um painel na entrada principal. O projeto também prevê o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno.