Biblioteca Pública homenageia fundador do Cine Clube Anníbal Requião

Seleção de filmes preferidos de Jorge de Souza serão exibidos de segunda a sexta-feira da semana que vem
Publicação
19/02/2010 - 12:10
Editoria
A Biblioteca Pública do Paraná vai homenagear o fundador do Cine Clube Anníbal Requião, Jorge de Souza, morto em outubro do ano passado, devido a doença cardíaca. Nesta segunda-feira (22), quando completaria 81 anos, será aberto o Festival Jorge de Souza, com seus filmes preferidos indicados pela família. A exibição será no Auditório Paul Garfunkel, sempre às 15h, até sexta-feira (26).
No hall do segundo andar, a exposição “Cenas de uma vida”, que reúne fotos e reportagens contando a história de Jorge de Souza, fica em cartaz até sábado (27) da semana que vem.
Colecionador de filmes antigos, Jorge de Souza se dedicava com exclusividade ao cinema. Trabalhou como ajudante de operador do Cine Morgenau, a partir de 1943, quando o cinema ainda funcionava no Cristo Rei. Depois, foi dono do Morgenau até seu fechamento, na década de 90.
Jorge de Souza foi presidente e fundador do Cine Clube Anníbal Requião, especializado em filmes antigos, e desde meados da década de 80 exibe filmes de faroeste na Biblioteca Pública, todas as sextas-feiras, sempre às 18h, e até hoje tem público cativo. Depois da morte do cinéfilo, a família assumiu a responsabilidade de dar continuidade ao cine clube.
EXIBIÇÃO – O Festival Jorge de Souza estréia com a exibição de “Mil e uma noites”, na segunda-feira (22). Na terça (23), será a vez de “À noite sonhamos”. “Rio Vermelho” entra em cartaz na quarta (24) e “Luzes da Ribalta”, na quinta (25). A programação será encerrada com “Cinema Paradiso”, na sexta-feira (26). As sessões são sempre às 15h. Esta é uma homenagem àquele que também foi pioneiro no Paraná como cinegrafista.

Serviço: Festival Jorge de Souza
Data: 22 a 26/02/10 – segunda a sexta-feira
Horário: 15h
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 13