O governador Orlando Pessuti inaugurou nesta segunda-feira (20) a biblioteca Mario Marcondes Lobo, em Paranaguá, no litoral do estado. O antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia do município foi adquirido em leilão pelo Governo do Estado, que o reformou para fazer funcionar no local uma biblioteca de 850 metros quadrados.
Inaugurado como hospital em 1835, o edifício abrigou a segunda Santa Casa mais antiga do Brasil, e tem valor histórico. Pessuti destacou as características arquitetônicas do local. “Esse prédio por si só é uma obra de arte e de cultura. A nova biblioteca será um cartão postal para Paranaguá”, afirmou.
A biblioteca foi projetada para ser um espaço cultural multiuso e contará com acervo de livros clássicos e modernos, audiolivros, material audiovisual, sala de vídeos, espaço para cursos, reuniões e computadores com acesso à Internet. A empresa Renault, através de uma parceria firmada com o Governo do Estado, vai adquirir todo a acervo da biblioteca, e o prefeito da cidade José Baka Filho contou que também apoiará o projeto.
“Esse é um investimento para o futuro, porque aqui será um celeiro para nossos jovens. Nós queremos participar e podemos fazer um convênio para colocar funcionários da prefeitura aqui”, afirmou o prefeito.
PATROCÍNIO – O diretor de relações internacionais da Renault, Antonio Calcagnotto, conta que o apoio à biblioteca foi uma das ações do Instituto Renault, recém lançado pela empresa. “Queremos mostrar que, se temos uma certidão de nascimento no Brasil, ela é paranaense. Estamos aqui, vamos ficar e nosso maior objetivo é crescer junto com o estado”, afirmou. O Instituto Renault, patrocinador do projeto, é responsável pela aquisição de todo o acervo bibliográfico.
A Renault tem fábrica instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Se pudéssemos elencar as cidades mais importantes para a Renault no Paraná elas seriam São José dos Pinhais e Paranaguá. Patrocinar aqui um projeto que contribua para a melhoria da educação é um prazer para nós. Queremos estar mais presentes no dia a dia da população local e reiterar a importância que o Porto de Paranaguá tem para a nossa empresa”, disse Calcagnoto.
INVESTIMENTO – O governo do estado aplicou R$ 1,5 milhão no restauro e reforma do prédio. A construção, afirmou o secretário de obras Julio César de Araújo Filho, respeitou o interesse histórico do local. “No fim, todo o nosso trabalho de restauro, ficará de menor importância diante do que essa biblioteca será para Paranaguá”, afirmou.
A secretária da Cultura, Vera Mussi, destacou que a nova biblioteca vai de acordo com a política do governo estadual, de investir pesadamente na educação. “Nós queremos tornar o Paraná um Estado de leitores, para isso precisamos destes locais”, disse.
HOMENAGEM – O homenageado Mário Marcondes Lobo, falecido em 2007, nasceu em Paranaguá, foi advogado, superintende da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e ocupou diversos cargos públicos na prefeitura e no Governo do Estado. O atual superintendente da Appa, Mário Lobo Filho, conta que seu pai era um apaixonado pelas artes e esportes. “Dentre todas as suas paixões, destacava-se a literatura e o cinema. Ele sempre defendeu que Paranaguá não pode ficar de joelhos, pela importância que têm”, disse.
Biblioteca Mário Lobo é inaugurada em Paranaguá
Biblioteca Mario Marcondes Lobo passa a funcionar no antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia
Publicação
21/12/2010 - 10:20
21/12/2010 - 10:20
Editoria