As crianças das turmas da manhã e do início do período da tarde, no núcleo da Paraná Esporte do programa Esporte Cidadão Unilever, tiveram dessa segunda-feira (5) uma grande surpresa: a visita do técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho. Como ele faria uma palestra em Curitiba, antecipou a viagem em algumas horas para fazer contato com as crianças do projeto. Bernardinho preside o Instituto Compartilhar, que mantém a parceria com a Unilever e o Governo do Paraná para o funcionamento do programa Esporte Cidadão Unilever.
“Nunca deixamos de acompanhar as atividades com nossos parceiros, mas esse contato direto com os alunos é especial para mim, porque eles transmitem o entusiasmo que mostra que estamos no caminho certo”, disse o treinador. Bernardinho falou com as crianças e respondeu a muitas perguntas, abordando principalmente sua carreira de sucesso como jogador e técnico da seleção brasileira.
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, compareceu para cumprimentar o treinador da seleção e também transmitiu um recado às crianças: “Vocês são a continuidade do sucesso do vôlei no Paraná e no Brasil. Não ficarei surpreso se tivermos alguns atletas daqui na seleção que vai disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.”
Olimpíada também foi assunto nas indagações ao técnico Bernardinho. “O Brasil, mais uma vez, demonstra seu potencial para realizar grandes eventos. Espero que essa conquista represente uma importante oportunidade, principalmente para os jovens, já que o esporte vai ser fomentado, com incentivo nas categorias de base. Certamente, durante esse período que antecede os Jogos, serão revelados grandes talentos”, disse.
Segundo a coordenadora do Instituto Compartilhar no Paraná, Dora Castanheira, o programa funciona no Estado com 20 núcleos, atendendo aproximadamente 3.600 crianças e jovens, dos 7 aos 17 anos de idade. Dois núcleos estão em Curitiba, o maior deles na sede da Paraná Esporte, no Capão da Imbuia, com 800 alunos, e na Universidade Tuiuti. No ginásio de vôlei na Paraná Esporte, os alunos têm aulas duas vezes por semana. São três horários pela manhã e três à tarde, com três turmas de 20 a 25 alunos.
Os outros 18 núcleos do Paraná estão no interior, atendendo em média 140 alunos em cada um: Apucarana, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibaiti, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa e Toledo.
O programa Esporte Cidadão Unilever tem o objetivo de transformar a vida de crianças e jovens de baixa renda, dando-lhes oportunidades e buscando a inclusão social por meio do esporte. “Nossa preocupação é ter o esporte como instrumento para ensinar valores de cidadania, bem-estar, cooperação, respeito, ou seja, transformar a vida e a perspectiva das crianças e jovens de baixa renda”, define Dora Castanheira.