Benefícios aos servidores serão expostos em encontros pelo PR

08/04/2010 - 16:20
O Encontro Paranaense de Servidores Estaduais, circuito que neste ano está na segunda edição, é a oportunidade para os funcionários públicos conhecerem e tirarem dúvidas sobre programas que o Governo do Paraná oferece com o intuito de propiciar bem-estar pessoal e familiar aos trabalhadores. Para definir como levar as informações de forma precisa, e permitir que os servidores usufruam os benefícios, uma reunião com as instituições parceiras dos programas foi realizada na tarde desta quinta-feira (8), em Curitiba.
Ocorrido no Palácio das Araucárias, o evento reuniu representantes de estabelecimentos de ensino e de saúde que oferecem, por meio do desconto da mensalidade diretamente no contracheque (ou seja, por consignação), vantagens para o servidor cursar uma faculdade ou pós-graduação, ou matricular filhos em creches e escolas particulares, e ainda aderir a planos de saúde odontológica. “É importante as consignatárias participarem das etapas do 'Encontro', porque é uma forma de levar ao servidor mais informações sobre os benefícios a que tem direito”, ressaltou a gerente executiva da Escola de Governo, Marli Pasqualin.
ENCONTROS MARCADOS - A Escola de Governo, vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, coordena o Encontro Paranaense de Servidores e as ações voltadas não só à qualificação profissional do funcionalismo como ao desenvolvimento e valorização pessoal dos trabalhadores do serviço público. A segunda edição do Encontro de Servidores já teve duas etapas, no mês passado (em Paranavaí e Umuarama) e, na semana que vem, chegará a Cascavel (dia 14), Toledo (15) e Foz do Iguaçu (16).
Além dessas cinco, há outras 15 com datas e locais já marcados. As inscrições para todas elas se encontram abertas e devem ser feitas pelo portal da Escola de Governo (www.portaldaescoladegoverno.pr.gov.br). De acordo com a gerente, o foco da reunião desta quinta foi discutir formas de divulgação dos benefícios principalmente na etapa de Curitiba, por ser a maior (prevista para 10 de junho). “Mas isso não quer dizer que as consignatárias não possam participar dos eventos do interior, muito pelo contrário, até porque os programas beneficiam os funcionários do interior do estado também.”
BOX
Confira, a seguir, um resumo do “Programa Bem-Estar Servidor”, que reúne os benefícios oferecidos:
- PR-Formar
Incentivo à formação dos servidores e familiares. O servidor pode ter descontada em folha a mensalidade escolar – da educação infantil à pós-graduação -, tanto sua como de seus dependentes legais. Como as instituições têm a segurança do pagamento em dia da mensalidade, elas oferecem valores abaixo dos de mercado.
- Planos odontológicos
Segue a linha do PR-Formar: o servidor pode ter descontada em folha a mensalidade de planos ou tratamentos odontológicos, a valores abaixo dos de mercado.
- Casa Própria do Servidor
Parceria com os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para o servidor financiar a compra de imóvel, a juros menores que os do mercado.
- Cultura, esporte e lazer
Parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e com o Paraná Clube que permite ao servidor se associar a essas agremiações em condições especiais. Outra parceria é entre a Secretaria de Administração e o Centro Cultural Teatro Guaíra (da Secretaria da Cultura), pela qual alguns espetáculos têm reserva de convites aos servidores.
MAIS INFORMAÇÕES
- Os servidores públicos estaduais podem obter mais detalhes em www.portaldoservidor.pr.gov.br ou consultando a unidade de recursos humanos do órgão onde trabalha.