O diretor de qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcelo Aguiar, e o coordenador geral de Iniciação de Programas, Ricardo Cifuentes, se reuniram com representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social para apresentar o programa PlanSeQ Nacional da Construção. Eles estão visitando todos os estados brasileiros com o objetivo de conhecer a demanda local da construção civil para a implantação do programa.
De acordo com os representantes do Ministério, O PlanSeQ tem como objetivo qualificar trabalhadores de famílias beneficiárias do programa Bolsa-família, para inserção em postos de trabalho no setor da construção civil. O programa visa atender a elevação da demanda decorrente da implantação das obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da expansão do segmento imobiliário. "As ações do PlanSeQ atenderão membros de famílias beneficiárias do Bolsa-Família, na faixa etária entre 28 e 60 anos, com pelo menos 4ª série do ensino fundamental completa", explicou Aguiar.
Segundo Cifuentes, o início será pela construção civil pois, desde 2004, o programa vem ampliando o número de postos de trabalho, com rápida e forte expansão de emprego formal. Dados recém-divulgados pelo Caged mostram que, entre fevereiro de 2007 e de 2008, a contratação de trabalhadores no setor cresceu 400%, elevando seu contingente de assalariados para 1,6 milhões de trabalhadores.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o PlanSeQ é uma oportunidade para muitas famílias que vivem em situação de pobreza mudarem de situação. "É por meio do trabalho que se conquista uma vida digna, mas ninguém consegue emprego sem qualificação", completou.
A previsão é de que a qualificação profissional comece já em agosto. O curso será composto de um módulo denominado Geral, Cidadania e Introdutório às Ocupações e outro módulo específico que pode ser realizado no canteiro de obras da empresa ou unidade executora.
No Paraná serão investidos R$ 7,4 milhões na implantação do programa. O início da qualificação acontecerá nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social coordena o programa Bolsa-família no Paraná e ficou responsável pelo levantamento do arco de ocupações no Estado. Na próxima quinta-feira (17) o grupo se reúne novamente para acertar outros detalhes.
O programa é liderado pelos ministérios do Trabalho e Emprego e de Desenvolvimento Social, em parceria com a Associação Brasileira da indústria de Materiais de Construção (Abramat), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e centrais sindicais.
Beneficiários do Bolsa Família vão ser treinados para atuar na construção civil
O PlanSeQ tem como objetivo qualificar trabalhadores de famílias beneficiárias do programa Bolsa-família, para inserção em postos de trabalho no setor da construção civil
Publicação
14/04/2008 - 12:00
14/04/2008 - 12:00
Editoria