O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) foi apresentado durante uma das oficinas temáticas do VI Encontro Nacional do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizado até esta terça-feira (30) em Curitiba. Como resultado das ações desenvolvidas pela unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, foi citado como exemplo a apreensão de 37 armas de fogo no entorno de escolas de Curitiba e do interior do estado neste ano.
“Isso é o resultado de um trabalho desenvolvido pelos policiais militares que trabalham em conjunto com a comunidade, inclusive juntamente com a escola”, afirma o comandante do 6° Pelotão da 1ª Companhia do BPEC, tenente Eliéser Antônio Durante Filho, que realizou a explanação.
“Muitas dessas apreensões são realizadas por iniciativa dos próprios policiais que estão integrados com a rotina da comunidade, ou mesmo pela própria solicitação da escola, com informações vindas dos alunos que acabam percebendo, comportamentos que não condizem com o cotidiano de uma sala de aula”, explica.
“Esta palestra mostrou quais são as boas práticas realizadas. Principalmente relacionadas à aproximação e vinculação do Proerd com o policiamento comunitário. A Polícia Militar do Paraná é um exemplo para outros policiais de todo o país”, destaca o sargento da Polícia Militar de Goiás, Melchisedeck Almeida Campos Perez.
Atualmente são 2.102 instituições de ensino estaduais que recebem o programa. “São aproximadamente 1.318.000 alunos participantes em todo o estado”, afirma Durante Filho.
BPEC – Diversos tipos de atividades relacionadas ao ambiente escolar são desenvolvidos por policiais militares pertencentes ao BPEC. “São feitas cinco etapas para a construção de um cronograma, com as características da comunidade, para a aplicação das práticas juntamente aos alunos”, destaca o tenente.
Na primeira delas é feita uma avaliação das instalações físicas da escola para o desenvolvimento das atividades. Logo após, é realizado o trabalho de mobilização da comunidade para que seja feito um diagnóstico dos problemas da escola e do seu entorno. “Neste momento é feito um plano de ação e, então, são programadas as palestras com temas relevantes para aquela comunidade”, explica.
Em um último momento, é confeccionado um plano de segurança que, segundo o policial, é o extrato de tudo o que será realizado pela polícia e pela comunidade escolar.
OBJETIVO – “Os principais objetivos da Patrulha Escolar Comunitária são a prevenção, ou seja, trabalhar a antecipação da ocorrência de problemas dentro da escola e a transformação de comportamento das pessoas em relação às atitudes do cotidiano”, destaca o tenente.
Segundo ele, é necessária a mudança de hábitos para que as condições de segurança na escola sejam aprimoradas. Para que esses objetivos sejam alcançados é preciso que haja o envolvimento da população. “A troca de informações para propor soluções juntamente com a Polícia Militar é de extrema relevância para o desenvolvimento das ações do BPEC”, disse Durante Filho.
PALESTRAS – Os temas das palestras ministradas por policiais do BPEC variam de acordo com a demanda da escola participante das ações educativas junto à unidade. “O Estatuto da Criança e do Adolescente é tema constante, tanto para alunos, professores e até mesmo para os pais. São sanadas diversas dúvidas”, exemplifica o tenente.
Neste ano, foram distribuídas cartilhas com o tema “Você pode praticar a segurança” em todas as escolas participantes. O conteúdo deste material é formando por dicas simples para aumentar a segurança na própria escola e também na rua.
Além disso, o tema central das atividades desenvolvidas foi Família, com a intenção de aproximar cada vez mais os pais do ambiente escolar e tratá-los como um auxílio para as atividades.
Em 2011, o foco será na comunidade em torno das escolas. “Esse público nos auxilia no que diz respeito à parceria propriamente dita, pois assim podemos contar com mais esse apoio”, destaca.
CAPACITAÇÃO – Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) a Polícia Militar do Paraná realiza uma série de capacitações dos profissionais que irão atuar nos diversos ambientes escolares. “Eles são preparados para lidar especificamente com situações escolares, com alunos, professores e família”.
Há uma coordenadora pedagógica que trabalha diretamente no BPEC e auxilia na atuação dos policiais. “Nós temos uma pedagoga que atua como um elo entre a ação da PM e dos educadores. Essa parceria é fundamental”, disse o tenente.
“Isso é o resultado de um trabalho desenvolvido pelos policiais militares que trabalham em conjunto com a comunidade, inclusive juntamente com a escola”, afirma o comandante do 6° Pelotão da 1ª Companhia do BPEC, tenente Eliéser Antônio Durante Filho, que realizou a explanação.
“Muitas dessas apreensões são realizadas por iniciativa dos próprios policiais que estão integrados com a rotina da comunidade, ou mesmo pela própria solicitação da escola, com informações vindas dos alunos que acabam percebendo, comportamentos que não condizem com o cotidiano de uma sala de aula”, explica.
“Esta palestra mostrou quais são as boas práticas realizadas. Principalmente relacionadas à aproximação e vinculação do Proerd com o policiamento comunitário. A Polícia Militar do Paraná é um exemplo para outros policiais de todo o país”, destaca o sargento da Polícia Militar de Goiás, Melchisedeck Almeida Campos Perez.
Atualmente são 2.102 instituições de ensino estaduais que recebem o programa. “São aproximadamente 1.318.000 alunos participantes em todo o estado”, afirma Durante Filho.
BPEC – Diversos tipos de atividades relacionadas ao ambiente escolar são desenvolvidos por policiais militares pertencentes ao BPEC. “São feitas cinco etapas para a construção de um cronograma, com as características da comunidade, para a aplicação das práticas juntamente aos alunos”, destaca o tenente.
Na primeira delas é feita uma avaliação das instalações físicas da escola para o desenvolvimento das atividades. Logo após, é realizado o trabalho de mobilização da comunidade para que seja feito um diagnóstico dos problemas da escola e do seu entorno. “Neste momento é feito um plano de ação e, então, são programadas as palestras com temas relevantes para aquela comunidade”, explica.
Em um último momento, é confeccionado um plano de segurança que, segundo o policial, é o extrato de tudo o que será realizado pela polícia e pela comunidade escolar.
OBJETIVO – “Os principais objetivos da Patrulha Escolar Comunitária são a prevenção, ou seja, trabalhar a antecipação da ocorrência de problemas dentro da escola e a transformação de comportamento das pessoas em relação às atitudes do cotidiano”, destaca o tenente.
Segundo ele, é necessária a mudança de hábitos para que as condições de segurança na escola sejam aprimoradas. Para que esses objetivos sejam alcançados é preciso que haja o envolvimento da população. “A troca de informações para propor soluções juntamente com a Polícia Militar é de extrema relevância para o desenvolvimento das ações do BPEC”, disse Durante Filho.
PALESTRAS – Os temas das palestras ministradas por policiais do BPEC variam de acordo com a demanda da escola participante das ações educativas junto à unidade. “O Estatuto da Criança e do Adolescente é tema constante, tanto para alunos, professores e até mesmo para os pais. São sanadas diversas dúvidas”, exemplifica o tenente.
Neste ano, foram distribuídas cartilhas com o tema “Você pode praticar a segurança” em todas as escolas participantes. O conteúdo deste material é formando por dicas simples para aumentar a segurança na própria escola e também na rua.
Além disso, o tema central das atividades desenvolvidas foi Família, com a intenção de aproximar cada vez mais os pais do ambiente escolar e tratá-los como um auxílio para as atividades.
Em 2011, o foco será na comunidade em torno das escolas. “Esse público nos auxilia no que diz respeito à parceria propriamente dita, pois assim podemos contar com mais esse apoio”, destaca.
CAPACITAÇÃO – Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) a Polícia Militar do Paraná realiza uma série de capacitações dos profissionais que irão atuar nos diversos ambientes escolares. “Eles são preparados para lidar especificamente com situações escolares, com alunos, professores e família”.
Há uma coordenadora pedagógica que trabalha diretamente no BPEC e auxilia na atuação dos policiais. “Nós temos uma pedagoga que atua como um elo entre a ação da PM e dos educadores. Essa parceria é fundamental”, disse o tenente.