A decisão do basquetebol feminino nos Jogos Universitários do Paraná aconteceu na manhã dessa quinta-feira (18) no Ginásio de Esportes Santa Terezinha, entre a Universidade Federal do Paraná, (UFPR), de Curitiba, e a equipe da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unioeste), de Cascavel. A Federal venceu o jogo num placar de 37 a 18 e foi vitoriosa em todas as disputas, o que garantiu uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros.
A equipe de Curitiba está formada a apenas dois meses e já conquistou essa importante vitória como passa inicial para obter novos títulos. “Não esperávamos o título. Nos inscrevemos mais pelo fato de nos divertir, para jogar basquete do jeito que sabemos. Agora com essa conquista vamos treinar ainda mais para disputar de igual para igual o Brasileiro”, declara a atleta Kelly Ramalho.
As meninas que se consagraram campeãs são treinadas por Lucas Padilha, mais conhecido como Pinguim, O técnico tem apenas 19 anos e soube levar muito bem os treinamentos com suas atletas. Para ele, porém, foi uma surpresa os resultados. “Me impressionou muito a conquista. Nossa defesa se portou muito bem e o ataque começou a fluir, aí foi possível obter essa vitória”, afirma Pinguim. A medalha de bronze ficou com a equipe da Uel, de Londrina, depois de vencer a Uniguaçu, de União da Vitória, por 54 a 51.