Base de dados unifica folha de pagamento com histórico funcional do servidor estadual

Segundo a Secretaria da Administração e Previdência, incorporação dá mais agilidade ao processamento de informações e a trâmites de processos
20/11/2009 - 16:50
O histórico funcional de todos os servidores da administração direta do Poder Executivo - que tem a folha de pagamento sob gestão da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) - está sendo migrado para uma nova base de dados. A nova base unifica dados dos históricos com os da própria folha, num único sistema informatizado. Essa incorporação dá mais agilidade ao processamento de informações e a trâmites de processos, por exemplo. Até o final deste mês, mais de três quartos do total de históricos já estarão integrados à base unificada, conforme os números apresentados pela gerente da Divisão de Cadastro do Departamento de Recursos Humanos da Seap, Lúcia Mara Ijaille. “Agora em novembro, concluímos a migração dos quadros de advogados, procuradores do Estado, auditores fiscais e do Iapar [Instituto Agronômico do Paraná], o que dá 2.200 históricos”, informa. MAIORES QUADROS - A esses se somam 84 mil históricos migrados nos últimos dois anos, quando se iniciou o processo de mudança. Devido à complexidade – nenhum dado pode ser perder nessa transferência, por isso antes da migração definitiva há uma rigorosa conferência – a incorporação ao sistema integrado se dá de forma gradativa. “Dos três maiores quadros, já migramos os históricos de dois deles: do Magistério e da Polícia Militar; e ainda dos servidores das faculdades estaduais”, assinala Lúcia Ijaille. O terceiro maior quadro, com 22.600 servidores, o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE, ou quadro geral, uma vez que reúne os mais diversos cargos e funções, em todas as secretarias de Estado), terá sua migração iniciada no começo do ano que vem, adianta a gerente. Na sequência, explica ela, serão migrados os históricos das polícias Civil e Científica (cerca de 4.000). BOX Confira o que muda com a unificação - Implantação de vantagens: ganha-se agilidade e evita-se risco de erro ao se implantar alguma vantagem no pagamento do servidor (um adicional por tempo de serviço, ou alguma gratificação), porque o cálculo é feito automaticamente, de uma mesma fonte de dados (não é preciso buscar a informação de um banco para cruzar com outro). - Trâmites: os processos administrativos internos tendem a se encaminhar como mais rapidez, já que, ao buscar alguma informação necessária a determinado processo pesquisa-se em fonte única de dados. - Processos de aposentadoria: entre os trâmites que ganham agilidade estão os de aposentadorias, porque, ao se pesquisar salário do servidor e histórico dele no poder público se estará buscando numa base unificada de dados.