O plantio de 2 mil novas mudas de espécies nativas às margens de Barragem do Iraí, realizado nesta segunda-feira (19), no Parque das Nascentes, para a Semana da Árvore no Paraná, também faz parte do Programa de Proteção de Mananciais, coordenado pela diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar. Para a Barragem do Iraí, o objetivo da Sanepar é plantar 130 mil árvores até 2006. O programa de Replantio do Iraí teve início em março de 2003 e já promoveu o plantio de 28 mil mudas nesta barragem. Durante a Semana da Árvore, as barragens de Piraquara e Passaúna também vão receber novas mudas.
Na do Passaúna, serão 500 novas mudas e a Sanepar está fazendo um estudo para identificar a mata nativa da região. “Este estudo vai permitir que façamos plantios direcionados, como é feito hoje no Iraí. Lá, identificamos mais de 30 tipos diferentes de árvores que compõem a mata nativa do local. Assim, a cada plantio realizado, as características da região são respeitadas, para que, em aproximadamente 10 anos, possamos ter um bosque como o que havia aqui anteriormente”, explicou a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da empresa, Maria Arlete Rosa.
Força Verde – Na abertura da Semana da Árvore, a Sanepar também entregou três barcos e uma picape cabine dupla para o Batalhão de Polícia Florestal. Os veículos serão usados pela Força Verde para o patrulhamento das três barragens de abastecimento público de Curitiba e região – a do Iraí, do Passaúna e de Piraquara.
A entrega dos equipamentos faz parte de uma parceria firmada em agosto deste ano entre os dois órgãos. O objetivo da parceria é fiscalizar e coibir ações de pesca, caça e atividades de lazer nas barragens. “Estes veículos vão permitir que façamos um patrulhamento permanente e mais ostensivo nesses locais. Vale lembrar que quem for pego praticando alguma atividade ilegal em uma barragem de abastecimento terá todo seu equipamento apreendido, receberá multa e poderá responder por crime ambiental, que tem pena prevista de três meses a dois anos de prisão”, esclareceu o tenente-coronel Cheremeta, comandante da Força Verde da Polícia Florestal.