Banda Sinfônica da PM se apresenta no Teatro Guaíra pelos 156 anos da corporação

Mais de 1,5 mil pessoas assistiram ao espetáculo “Música brasileira de todos os tempos”
Publicação
05/08/2010 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de 1,5 mil pessoas assistiram ao concerto da Banda Sinfônica da Polícia Militar, realizado em comemoração aos 156 anos da corporação, na noite de quarta-feira (04), no Teatro Guaíra, em Curitiba. Foram apresentados 15 arranjos de música popular brasileira, em mais de duas horas de espetáculo.
A apresentação “Música brasileira de todos os tempos” foi acompanhada por bailarinos convidados. “Foi um espetáculo muito emocionante, que nos orgulha de ser policial militar. Este evento também proporciona a integração dos policiais com seus familiares, amigos e com a comunidade”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.
“Outras atividades ainda serão realizadas para comemorar o aniversário da instituição e a população está convidado a participar de todas”, anunciou o coronel Mauro Pirolo, subcomandante da PMPR.
Para o maestro e comandante da banda, capitão Paulo França, os músicos têm se superado ano após ano. “Este ano o tema foi o ‘Brasil’, com músicas e arranjos que animaram o público.” O produtor musical Pedro de Lima afirmou que a banda é uma das melhores que conhece. “Os músicos são extremamente dedicados e profissionais”, avaliou.
De acordo com o diretor-geral do espetáculo, capitão Manoel Jorge dos Santos Neto a integração com a comunidade é uma das prioridades para a Polícia Militar e o concerto contribui para melhorar este processo. “A banda é um dos meios de integração entre a PM e a comunidade”, explica.
ATRAÇÕES - Outras apresentações incluíram grupo de dança gaúcha, artistas circenses e a apresentação do Alfa Cruci, grupo formado por alunos da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), e comandados pelo major Adonis Nobor Furuushi. “O objetivo da apresentação do Alfa Cruci é demonstrar as habilidades de disciplina da tropa e os graus de adestramento que ela pode ter, em especial a escola de oficiais”, explicou o major.
“Participo do grupo desde 2008 e é uma honra muito grande. É uma honra participar do Alfa Cruci e se apresentar no Guaíra”, afirmou o aluno da APMG, Mario Picetskei Junior. Outra surpresa para o público foi a participação do Canil da Companhia de Choque da Polícia Militar que realizou uma apresentação com dois cães, usados em operações, que demonstraram a obediência e o bom treinamento nas suas ações.
BANDA – A Banda da PM realiza cerca de três apresentações por semana, durante o ano, aproximadamente 144 eventos. No entanto, em dezembro, as apresentações são feitas quase diariamente, o que acrescenta mais 20 eventos.
A banda tem instrumentos de sopro - como flautins, flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, trompas e tubas - e instrumentos de base, entre eles, teclado, guitarra e contrabaixo. A Banda Sinfônica da Polícia Militar do Paraná foi oficialmente criada em 12 de março de 1857, mas efetivamente se constituiu em 7 de setembro de 1861, ao realizar sua primeira apresentação pública.

GALERIA DE IMAGENS